Banca de DEFESA: LEILANNE KELLY BORGES DE ALBUQUERQUE SANTOS

DISCENTE : LEILANNE KELLY BORGES DE ALBUQUERQUE SANTOS
DATA : 27/11/2018
LOCAL: sala B206 - Instituto Metrópole Digital

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO EM HEMOTERAPIA PARA A ENFERMAGEM: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM CURSO À DISTÂNCIA

Educação a distância, capacitação profissional, tecnologia educacional, transfusão de sangue, enfermagem, estudos de validação.

O uso de aparelhos digitais portáteis e a expansão da conectividade possibilitam o acesso rápido a informações relevantes, a qualquer hora, adequando o estudo à rotina e à necessidade do indivíduo. Nesse contexto, os profissionais de saúde têm valorizado cada vez mais o uso dos recursos tecnológicos digitais como instrumento potencial na busca de atualização de seus conhecimentos e aprimoramento de sua prática. Assim, diante de evidências que atestam a deficiência na formação desses profissionais na área de hemoterapia, vislumbra-se a necessidade de fazer uso da tecnologia para aprimorar o desenvolvimento dessa prática tão importante para o cuidado em saúde. Tal estudo objetiva analisar as evidências de validação de um material didático a ser disponibilizado em um ambiente virtual de aprendizagem, em um curso na modalidade à distância, para o ensino em hemoterapia para acadêmicos e profissionais de enfermagem. Têm-se como objetivos específicos: elaborar um material didático; descrever as fases de desenvolvimento do conteúdo e das mídias que compõem o material e verificar as evidências de validação de conteúdo do material por juízes experientes na área de hemoterapia. O estudo metodológico está centrado na abordagem quanti-qualitativa, tendo o Design Instrucional Contextualizado como arcabouço teórico-metodológico, sendo desenvolvido em cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. A validação ocorreu com base em 13 requisitos de avaliação adaptados do polo teórico da psicometria de Pasquali. Os dados foram analisados a partir do IVC, sendo todas as unidades do curso validadas por obterem média de IVC acima de 8,0, menor valor estipulado. Foram sugeridas pelos juízes 23 alterações. Dessas, 18 foram acatadas e 5 rejeitadas. As modificações sugeridas foram feitas visando a melhoria do conteúdo. O curso foi considerado de qualidade para o ensino em hemoterapia, podendo vir a contribuir para a formação de estudantes e profissionais de enfermagem neste tema. Almeja-se que o uso de estratégias educacionais como a adotada neste trabalho estimulem uma aprendizagem ativa, pautada no ensino autônomo, contribuindo para uma prática profissional mais segura e responsável.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA