Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANNE KELLY BORGES DE ALBUQUERQUE SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILANNE KELLY BORGES DE ALBUQUERQUE SANTOS
DATA : 09/10/2018
HORA: 14:00
LOCAL: sala B206 - Instituto Metrópole Digital
TÍTULO:

EVIDÊNCIAS DO USO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE COMPETÊNCIAS EM HEMOTERAPIA PARA ENFERMAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Educação a distância, capacitação profissional, tecnologia educacional. Design instrucional.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Diante da expansão do uso das tecnologias digitais, é imprescindível pensar na modificação do modelo tradicional de educação, adequando o processo ao surgimento das novas tecnologias. O uso de aparelhos portáteis possibilita o acesso rápido a informações relevantes, a qualquer hora, adequando o tempo de estudo à rotina e necessidade do indivíduo. Nesse contexto, os profissionais de saúde têm utilizado e valorizado cada vez mais os recursos tecnológicos digitais como instrumento potencial na busca permanente de atualização de seus conhecimentos e aprimoramento de competências. Assim, diante de evidências que atestam a deficiência na formação desses profissionais na área de hemoterapia, vislumbra-se a necessidade de fazer uso da tecnologia para aprimorar o desenvolvimento dessa prática tão importante para a saúde pública. Tal estudo objetiva avaliar a contribuição de um material didático, disponível em um curso a distância, para o ensino de competências em hemoterapia para a equipe de enfermagem de um hospital universitário no nordeste brasileiro. Estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, tendo o Design Instrucional Contextualizado como arcabouço teórico-metodológico, sendo desenvolvido em cinco fases: análise (definição da temática, levantamento da literatura relevante), design e desenvolvimento (definição das estratégias de ensino e das mídias, produção dos roteiros criação e gravação das mídias), implementação (apresentação do curso e adequação para liberação na plataforma) e avaliação (validação dos especialistas e avaliação da contribuição para o processo de aprendizagem). Almeja-se que o uso do material didático possa gerar uma contribuição significativa no tocante ao ensino da prática hemoterápica; que a partir da interação com os recursos disponíveis, os profissionais possam desenvolver um processo de aprendizagem mais ativo e dinâmico, pautado no ensino autônomo, contribuindo para o desenvolvimento de uma prática hemoterápica mais segura e responsável. Espera-se ainda acarretar repercussão na área acadêmica, contribuindo com a formação dos estudantes da graduação, aprimorando o conhecimento e a prática profissional dos seus usuários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externo ao Programa - 2140865 - GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 25/09/2018 22:51
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