Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID HARLYSON POROCA DA SILVA

DISCENTE : DAVID HARLYSON POROCA DA SILVA
DATA : 11/09/2018
LOCAL: B321 auditório

AVALIAÇÃO FORMATIVA DIGITAL: UMA PROPOSTA BASEADA NA GAMIFICAÇÃO E NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Avaliação Formativa, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa.

A avaliação formativa é um processo pedagógico contínuo que visa verificar se o processo de aprendizagem do aluno está de acordo com os objetivos pedagógicos estipulados. Hoje existe cada vez mais plataformas digitais para automatizar o processo e fornecer dados sobre a aprendizagem dos alunos com o intuito de embasar a tomada de decisão do professor para intervir no processo. Muitas dessas plataformas trazem uma proposta gamificada, que é uma abordagem que busca motivar os alunos a aprender integrando elementos de jogos em ambientes de aprendizagem, visando conquistar espaço nos ambientes escolares. Para verificar se há a integração da gamificação nessas plataformas, esta pesquisa analisou se elas utilizam os recursos propostos pela abordagem. O resultado revelou que as plataformas operam sob uma concepção limitada de gamificação, pois utilizam poucos dos elementos disponíveis. Além disso, as plataformas de avaliação formativa não avaliam o processo de aprendizagem dos alunos em um ambiente de aprendizagem colaborativa, deixando de fornecer dados a professores de inglês, por exemplo, que baseiam suas aulas na conversação e no trabalho em grupo. Para suprir essa lacuna, este trabalho propõe a criação de uma plataforma de avaliação formativa com diversos elementos de jogos digitais, visando potencializar a gamificação das atividades de avaliação formativa em sala de aula, além de proporcionar meios de avaliar o desempenho dos alunos em um ambiente de aprendizagem colaborativa.

Interno - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Notícia cadastrada em: 23/08/2018 17:43