Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO RODRIGUES MELO DE LIMA

DATA : 06/09/2018
LOCAL: Sala B321 (IMD)

OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS NO PLANO DE AULA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Educação Matemática, Colaboração, Tecnologia Educacional, Anos Iniciais, Prática Docente.

A forma de ensino atual, além de não ser congruente com a realidade do aluno, demonstra ser insuficiente para o aprendizado desejado por eles, principalmente na Matemática, disciplina que possui baixo índice de aprendizagem nos anos iniciais. As TDICs podem auxiliar o processo de ensino de aprendizado na Matemática, por meio da utilização de Objetos de Aprendizagem (OA). Com eles, é possível desenvolver aulas que possibilitem aos alunos diferentes formas de reflexão, representação e colaboração para compreender o assunto. Para o alcance dessa meta, é preciso que o professor repense sua prática de ensino e também seja incentivado a participar de formações continuadas. Outro ponto a ser considerado é a prática de elaboração de atividades interdisciplinares que envolvam os professores de informática com professores de sala de aula. Essa prática colaborativa tem sido bastante discutida entre os pesquisadores, no entanto, nota-se que isso ainda não ocorre nas escolas. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é identificar estratégias para integrar os OAs no ensino da matemática nos anos iniciais, e, para a realização disto, nos utilizaremos da prática colaborativa para a construção de planos de aula entre professores de informática e de sala de aula. A metodologia do trabalho tomará como base a pesquisa participativa, na qual, primeiramente será feita a identificação do grau de conhecimento dos professores sobre a utilização de OAs na matemática. A primeira etapa da pesquisa será feita a identificação e seleção dos OAs pelos professores, que possam dar suporte aos conteúdos dessa disciplina segundo a Base Nacional Comum Curricular. Em seguida, na segunda etapa, a execução da prática colaborativa semanal para construção de planos de aula de Matemática, integrados com OAs, utilizando a plataforma OBAMA. Por fim, na terceira etapa, por meio do método de observação e diário de campo, será realizada a análise do professor e sua dinâmica em sala de aula com a utilização dos planos construídos colaborativamente.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interno - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externo à Instituição - RODRIGO LACERDA CARVALHO - UFCA
Notícia cadastrada em: 23/08/2018 17:43