Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIELLE GOMES DA SILVA DO AMARAL

DISCENTE : MONIELLE GOMES DA SILVA DO AMARAL
DATA : 05/07/2018
LOCAL: Auditório B206 do Instituto Metrópole Digital

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM APLICATIVOS EDUCACIONAIS USADOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Aplicativos educacionais; Aprendizagem móvel; Usabilidade; Teorias de aprendizagem; Senso crítico.

Os dispositivos móveis estão mudando a forma com que as pessoas desenvolvem suas tarefas, fazendo com que elas aconteçam a qualquer tempo e em qualquer lugar. O fato desses dispositivos estarem em constantes melhorias, contribui para a sua popularização nas mais diversas áreas. A aprendizagem móvel é o campo responsável pelos estudos das tecnologias móveis em prol da educação. Muitos aplicativos educacionais para esses dispositivos estão sendo desenvolvidos, no entanto, é fundamental que esses recursos sejam avaliados pelo educador, uma vez que nem sempre possuem características adequadas em termos operacionais e/ou pedagógicos. Nesse sentido, é de suma importância que o professor desenvolva o seu senso crítico na escolha desses artefatos, de modo que o objetivo da aprendizagem seja alcançado. Assim, o objetivo deste trabalho é auxiliar o docente no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao uso de forma efetiva e criativa analisando aspectos tecnológicos e pedagógicos, com base nas teorias de aprendizagem para aplicativos móveis e através de sua experimentação pessoal e/ou coletiva. Para isso, foi necessário primeiramente fazer um levantamento bibliográfico sobre avaliação de aplicativos móveis, em seguida foram selecionadas técnicas e classificações de avaliação e checklists existentes. Posteriormente foram selecionados dois aplicativos para auxílio no ensino de lógica de programação, são eles o Pseudocode, VisualG e o Compiler, logo depois esses aplicativos foram avaliados com as técnicas abordadas neste trabalho. Foi realizado um teste piloto com três alunos da área de tecnologia para averiguar se as percepções sobre os aplicativos seriam as mesmas tanto para professor quanto para os alunos. O presente trabalho contribuirá na identificação de estudos sobre aprendizagem móvel, em geral e relacionados ao ensino de Lógica, pesquisas sobre metodologias, diretrizes e checklists para avaliação da usabilidade de dispositivos móveis e no levantamento, seleção e avaliação de aplicativos educacionais para o ensino de Lógica de Programação.

Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Notícia cadastrada em: 25/06/2018 15:27