Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA AUGUSTA DESIDÉRIO

DISCENTE : CAMILA AUGUSTA DESIDÉRIO
DATA : 01/06/2018
LOCAL: Auditório B206 do Instituto Metrópole Digital

Uma proposta didática para uso de e-books interativos e colaborativos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

E-book; Colaboração; Interatividade; Produção Textual.

Os e-books estão inseridos nas instituições de ensino, como um novo recurso de ensino, mas, quando ligados à colaboração, poucos são os que se apresentam com elementos que propiciem atividades atendendo a essa prática. A maior parte dos e-books interativos existentes no Brasil é voltada para o público infantil e raros são os direcionados ao ensino dos gêneros textuais, assim, é preciso explorar a temática a fim de agregar a aprendizagem colaborativa e a interatividade. O objetivo da pesquisa é desenvolver uma proposta didática para a utilização dos e-books interativos e colaborativos no ensino das práticas de Leitura e Produção Textual, nas aulas de Língua Portuguesa. Para atingir tal objetivo, será feita uma análise das contribuições dos gêneros argumentativo e narrativo nas práticas de produção textual colaborativa e serão realizadas práticas com os e-books colaborativos e interativos, destacando os benefícios em se adotar esse tipo de material. A metodologia da pesquisa foi constituída por uma fase bibliográfica e uma segunda fase de natureza prática, na perspectiva da pesquisa-ação. Como resultados, tem-se a criação da Matriz de Análise e sua aplicação, a análise de e-books disponíveis na internet e a construção do Ciclo Didático de uso dos e-books, como sugestão metodológica para aplicação da pesquisa com os sujeitos. Por fim, o presente estudo trouxe importantes contribuições para a pesquisa com os e-books, principalmente para motivar professores e alunos a usarem o recurso associado à aprendizagem colaborativa e a agregarem as Tecnologias de Informação e Comunicação, de fato, ao currículo.

Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interno - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY