Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISLAYNE FELIPE CAMPOS

DISCENTE : CRISLAYNE FELIPE CAMPOS
DATA : 29/06/2022
LOCAL: Complexo de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia (PGTEC)

USO DA FIBRA DE CALOTROPIS PROCERA FUNCIONALIZADA PARA ADSORÇÃO DE CORANTES DE EFLUENTES TÊXTEIS

Calotropis procera. Efluentes têxteis. Adsorção. Corante.

Neste estudo, a fibra de Calotropis procera foi utilizada como adsorvente para corante reativo, um dos mais utilizados pela indústria têxtil. Para uma maior interação e aumento na porcentagem de remoção, a fibra passou por uma funcionalização com quitosana, o uso da quitosana se justifica por sua não toxicidade, biodegradabilidade e biocompatibilidade. Tendo em vista que a maioria dos materiais utilizados para adsorção não são biodegradáveis, a busca por soluções é de extrema importância, com isso, o objetivo deste trabalho foi à utilização de uma fibra natural, Calotropis Procera, junto com a quitosana para a remoção de cor do efluente têxtil. Avaliou-se as características da fibra com análises de MEV, FTIR e DRX, já o efluente passou por análise de pH, turbidez, condutividade, %O2 e absorbância no UV-Vis, estes procedimentos foram repetidos após o contato do efluente com a fibra. As análises de MEV demonstraram que a Calotropis procera possui superfície lisa, sem convoluções e internamente oca, mesmo após funcionalização, as análises de infravermelho indicaram a presença de grupos carboxílicos e hidroxilas. Foi analisada a eficiência de extração de cor em um efluente de tingimento com corante reativo AZUL BG-R CONC, obtendo uma remoção de 100%. Os resultados alcançados mostraram que a fibra de Calotropis procera funcionalizada com quitosana é adequada para adsorção de corante reativo em efluente, sendo uma alternativa viável, simples e ambientalmente correta, proporcionando um destino mais apropriado a um resíduo já existente.

Interno - 2941160 - JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Interna - 2614285 - KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
Externa ao Programa - 2857497 - LUCIANI PAOLA ROCHA CRUZ BARROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 20:00