Banca de QUALIFICAÇÃO: RIVALDO LEONN BEZERRA CABRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RIVALDO LEONN BEZERRA CABRAL
DATA : 19/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE TECNOLOGIA
TÍTULO:

Nanorevestindo Fibras de PLA com Pontos Quânticos de ZnO (PQZnO) e PQZnO/Grafeno Reduzido via Layer-by-Layer para Potencial Aplicação Multifuncional.


PALAVRAS-CHAVES:

Pontos Quântico de ZnO, Grafeno Reduzido; Material Multifuncional, LBL, Fibras Têxteis, PLA.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Com a proximidade da 4ª revolução industrial, utilizar ferramentas da nanotecnologia como meios para obter novos materiais tem demonstrado que a nanociência é fundamental para a síntese, caracterização e aplicação de materiais com propriedades multifuncionais. Para tal, a indústria têxtil tem sido um dos segmentos que tem investido em pesquisa e inovação de produtos nanotecnológicos  que serão disponíveis a sociedade na sua 2ª geração, que é mais precisamente, na nova revolução industrial. Dentre essas ferramentas da nanotecnologia, a modificação superficial de substratos têxteis com materiais nanoestruturados permite o uso de novos materiais em diferentes áreas da biotecnologia, moda e ecossistema, traçando caminhos mais promissores como têxteis médicos, células solares, supercapacitores. Partindo desse pressuposto, neste projeto, um tecido em malha de um de poliácido lático (PLA) foi funcionalizado através por método camada sobre camada (layer by layer) com pontos quânticos de óxido de zinco (PQZnO) sintetizados via Sol gel, a fim de avaliar as propriedades self cleaning por atividade fotocatálitica, proteção ultravioleta e atividade antimicrobiano. Ea ainda, um estudo da influência do oxido de grafeno (oxidade e reduzido) nas propriedades obtidas pelos PQZnO foram avaliadas. Assim, respostas obtidas por análises de DRX e SAED acoplado ao HRTEM, revelaram que a síntese sol gel permitiu um processo controlável de solução coloidal de ZnO quântico de estrutura policristalina do tipo Wurtzita com tamanhos de partícula menores que 8 nm, caracterizando-o como um ponto quântico (QD) de alto brilho, comportamento este resultante do confinamento quântico nas três dimensões do semicondutor. Além disso, resultados de MEV/FEG demonstram a micrografia da superfície das fibras de PLA nanorevestidas com PQZnO. A fotodegradação do corante catiônico rodamina B sobre a superfície da malha de PLA por Espectrofotometria de refletância difusa, demonstra a propriedade self cleaning obtida, degradou 89% em 12 horas sob luz UV, da mesma maneira a propriedade fotocatalítica para tratamento de efluente simulado, fotodegradando 53 %. Além, disto este mesmo tecido de PLA, apresentou atividade antimicrobiana, com uma redução na taxa de crescimento de células bacterianas Staphylococcus aureus e Klebsiella Pneumoniae e uma proteção ultravioleta (UVA e UVB) com fator UPF 36, considerado muito bom.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2941160 - JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Interna - 2614285 - KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
Externo ao Programa - 1883170 - MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
Externo à Instituição - FERNANDO DAL PONT MORISSO
Notícia cadastrada em: 26/11/2019 15:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao