Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA DE ARAUJO SANTOS

DATA: 03/05/2013
LOCAL: Sala F2 do Setor de Aulas IV - UFRN

CAVE MÓVEL DE BAIXO CUSTO PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO

Realidade Virtual, X3D, Instant Reality, Educação, CAVE.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Nos últimos anos observa-se que a Tecnologia da Informação e Comunicação está invadindo a vida das pessoas, seja com o uso do celular, de um tablet, de um smartphone, microcomputador e muitos outros, as pessoas sentem-se conectadas ao mundo. Foram feitas pesquisas com uso dessas tecnologias no âmbito educacional e constatou-se que o uso da Realidade Virtual, uma das mais novas tecnologias, vem trazendo muitos benefícios para a educação. Esta tecnologia faz com que o usuário sinta-se em um mundo real, mesmo estando vivenciando o mundo virtual. O estudo sobre Realidade Virtual começou com a sua história, dispositivos de entrada e saída de dados, softwares que estão sendo mais utilizados no mercado e foi intensificado sobre a visualização desse mundo através de uma CAVE. A CAVE é uma pequena sala construída em forma de cubo, onde existe projeção em algumas de suas paredes permitindo ao usuário imergir em uma realidade virtual, tendo a sensação de estar em um mundo real. Foi necessário também um estudo sobre quais os softwares seriam mais utilizados para a construção da CAVE, quais deles oferecem melhores recursos de imagem, som, animação e interatividade. Foi escolhido o Instant Reality e o X3D como fonte de estudo para realização desse trabalho. O objetivo é aplicar essa nova tecnologia em escolas de segundo grau para auxiliar no ensino/aprendizagem.

Interno - 350690 - ANGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA
Presidente - 2343264 - CARLOS MAGNO DE LIMA