Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO NUNES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO NUNES DA SILVA
DATA: 29/05/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Tribologia - NTI/UFRN
TÍTULO:

DESGASTE EROSIVO-CORROSIVO DE UM AÇO-CARBONO EM MEIOS AQUOSOS COM FRAÇÕES DE SAL E/OU CO2 E/OU PARTICULADOS SÓLIDOS (SiO2)


PALAVRAS-CHAVES:
Tribocorrosão, resistência de polarização linear, microdureza, rugosidade.

PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Superfícies de corpos de prova (aço baixo carbono) foram investigadas, frente aos desgastes corrosivo (CO2), erosivo (SiO2) e erosivo-corrosivo (SiO2/CO2)  em meio aquoso e em diferentes temperaturas, por microdureza Vickers (HV) e rugosidade média (Ra). Também foram realizadas medições eletroquímicas e gravimétricas, através das técnicas de resistência de polarização linear (RPL) e variação mássica, para determinação das taxas de desgaste corrosivo, erosivo e erosivo-corrosivo. Os resultados de microdureza mostraram que há uma diminuição nos valores com o aumento da carga para a condição de desgaste erosivo, na temperatura ambiente, e também nas condições de desgaste corrosivo a temperatura ambiente; e para o desgaste erosivo-corrosivo na temperatura ambiente a microdureza aumenta com o aumento da carga. Foi observado, nas medições de rugosidade média, que para os ensaios a temperatura ambiente os valores são mais elevados nas condições de desgaste corrosivo e erosivo-corrosivo. As medidas das taxas de corrosão por RPL são afetadas tanto pela hidrodinâmica no interior da célula quanto pela presença de particulado sólido em suspensão, já as taxas por variação mássica são afetadas diretamente pelo aumento da temperatura. Em adicional, a relação entre o desgaste superficial e a taxa de corrosão do aço em estudo, será discutida.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 350633 - ADEMIR OLIVEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Presidente - 347080 - JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 28/05/2012 11:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao