Banca de DEFESA: FELIPE PINHEIRO MOTA ASSMANN

DATA: 18/04/2012
LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - CT/UFRN

MODELAGEM DINÂMICA DO ESCOAMENTO EM UM SISTEMA DE ELEVAÇÃO POR PLUNGER LIFT

Elevação Artificial; Plunger Lift; Escoamento Compressível Unidimensional: Modelo Dinâmico.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Um problema critico em poços maduros de gás é a carga liquida. Quando a pressão do reservatório diminui, a velocidade superficial diminui e o arrasto exercido na fase liquida pode se tornar insuficiente para trazer todo o liquido para a superfície. O liquido começa a drenar para baixo, afogando o poço e aumentando a contrapressão que diminui a velocidade superficial, assim indo. Um método popular para remediar esse problema é o plunger lift. Esse método consiste em derrubar um plunger no fundo da coluna de produção com a válvula principal fechada. Quando o plunger alcança o fundo do poço a válvula de produção é aberta e o plunger carrega o liquido para a superfície. No entanto, os modelos presentes na literatura para prever o comportamento do plunger são simplista, em muitos casos estaticos (não considera efeitos transientes). Esse trabalho apresenta e valida um algorítimo numérico para resolver escoamentos em poços usando Método dos Volumes Finitos e PRIME. Esse modelo será usado para desenvolver modelos dinâmicos para plunger lift que incluem efeitos transientes e compressíveis escoando em poços.

Presidente - 006.446.479-22 - EMILIO ERNESTO PALADINO - UFSC
Interno - 1206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Interno - 1647050 - SANDI ITAMAR SCHAFER DE SOUZA
Externo à Instituição - FRANCISCO MARCONDES - UFC