Banca de DEFESA: NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS

DATA: 08/02/2008

HORA: 09:00

LOCAL: Laboratório de Mecânica dos Fluidos

TÍTULO:

PROJETO, CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE COLETORES SOLARES ALTERNATIVOS UTILIZANDO GARRAFAS PET


PALAVRAS-CHAVES:

sistema solar alternativo, aquecimento solar de água, coletores solares, reservatório térmico alternativo, baixo custo, tubos de PVC.


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Mecânica

SUBÁREA: Engenharia Térmica

RESUMO:
Apresenta-se um sistema de aquecimento de água solar através do uso da energia solar, trabalhando em regime de termossifão, constituído por um ou dois coletores, coletores alternativos e um reservatório armazenador de água também alternativo, cuja principal finalidade é socializar o uso da energia principalmente para ser utilizada por populações de baixa renda. Os coletores foram construídos a partir da utilização de garrafas pet, latas de cervejas e refrigerantes e tubos de PVC de ½”e os reservatórios térmicos a partir de um tambor de polietileno utilizado para armazenamento de água e lixo colocado no interior de cilindro em fibra de vidro, tendo isopor triturado entre as duas superfícies. Tais coletores são formados por apenas três elementos: garrafa pet, latas e tubos absorvedores. As unidades de aquecimento que formam o coletor contém em seu interior as latas que podem estar fechadas, vazadas ou em forma de aletas. Os coletores possuem uma grade absorvedora formada por oito tubos absorvedores de PVC, ligados através de conexões em T do mesmo material e diâmetro. Serão apresentados dados de rendimento e perda térmicos que demonstram a eficiência do sistema de aquecimento proposto Abordar-se-á também aspectos relativos a susceptibilidade de degradação dos tubos de PVC quando expostos a radiação solar. Mostrar-se-á que tal sistema de aquecimento alternativo, que tem como principalcaracterística seu baixo custo, apresenta viabilidades térmica, econômica e de materiais.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAUBI FERREIRA DE SOUZA JUNIOR - IFRN
Interno - 348080 - JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
Presidente - 349104 - LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 01/03/2011 11:21
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao