Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELIO GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FRANCIELIO GOMES DA SILVA

DATA: 21/12/2010

HORA: 08:00

LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - UFRN

TÍTULO:

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO EM MATERIAIS COMPÓSITOS DE CURAUÁ E HÍBRIDOS DE FIBRAS DE CURAUÁ E VIDRO


PALAVRAS-CHAVES:

compósitos de fibras de curauá, compósitos de fibras de vidro-E compósitos híbridos, propriedades mecânicas.


PÁGINAS: 90

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Mecânica

RESUMO:

Nos últimos anos, tem-se percebido o grande interesse na utilização de fibras naturais, principalmente as fibras de curauá, como reforço em matriz polimérica, sejam  isoladas ou em associação com fibras sintéticas (compósitos híbridos). As vantagens do uso dessas fibras no reforço de compósitos são: baixo custo, baixa densidade, boa tenacidade, boas propriedades térmicas e uso reduzido de energia para o seu tratamento ou processamento. No entanto, com a busca constante de soluções para os problemas relacionados com o baixo desempenho mecânico de algumas fibras naturais, têm-se encontrado materiais alternativos, como os compósitos de fibras naturais e híbridos. A utilização de compósitos dessa natureza vem sendo incentivada com fim de melhorar o desempenho estrutural dos compósitos. As diferenças entre as propriedades mecânicas desses compósitos, no que se refere à resistência e rigidez, nos permite avaliar sua performance sob carregamento de tração. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o desempenho mecânico de compósitos de curauá e híbrido (de fibras de curauá e vidro) a ensaio tração uniaxial, em diferentes configurações de laminados compósitos, com a intenção de possibilitar o uso desses materiais em futuras aplicações em elementos estruturais, tais como reservatórios e/ou tubulações. Nesse trabalho, descreve-se também um estudo comparativo das propriedades mecânicas dos laminados unicamente de fibra de curauá (1C_450, 7C_450 e 7C_300) com gramatura de 450g/m² e 300g/m², respectivamente, e dos laminados híbridos (2V1C_450 e 4V3C_450) de 450g/m². Todos os laminados foram fabricados através do processo de fabricação manual (hand-lay-up), utilizando-se como matriz a resina poliéster ortoftálica.

Em resumo, a partir de ensaios de tração uniaxial submetidos em corpos de prova, analisaram-se as propriedades mecânicas de resistência última, de módulo de elasticidade (rigidez) e de deformação de ruptura. O aumento do número de camadas nos laminados de manta de fibra de curauá diminuiu de modo significativo a resistência e rigidez desses materiais; a diminuição da gramatura da manta, por sua vez, de 450g/m² para 300g/m² aumentou tais propriedades, porém de modo pouco significativo. No entanto, os laminados híbridos, principalmente o compósito (2V1C_450), tiveram desempenho superior da resistência última à tração e do módulo elástico, sobre todas as configurações analisadas dos compósitos de curauá.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 347563 - EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
Externo ao Programa - 5220696 - LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA
Presidente - 1338331 - RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
Notícia cadastrada em: 15/12/2010 17:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao