Banca de QUALIFICAÇÃO: HALLYJUS ALVES DIAS BEZERRA

DISCENTE: HALLYJUS ALVES DIAS BEZERRA

DATA: 21/12/2010

LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - UFRN

ESTUDO DA PRESENÇA DE ENTALHES SEMICIRCULARES EM COMPÓSITOS POLIMÉRICOS HÍBRIDOS

compósito híbrido, entalhes semicirculares, propriedades mecânicas, fratura.

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Mecânica

Os materiais compósitos têm uma ampla aplicação nos mais variados setores, como por exemplo, na área médica na confecção de próteses, na indústria automotiva e no setor aeroespacial. Assim é essencial o desenvolvimento de novos compósitos e uma melhor compreensão frente às mais diversas condições de carga e serviço. Vários elementos estruturais são fabricados na presença de descontinuidade geométrica (entalhe, furo etc.) em suas seções longitudinais e/ou transversais, e essas prejudicam a resposta mecânica desses elementos. O objetivo do trabalho é estudar a resposta mecânica de laminados compósitos híbridos de matriz polimérica reforçado com fibras de vidro/juta em um ensaio de tração uniaxial. A resposta mecânica leva em conta tanto a influência da presença de uma descontinuidade geométrica (entalhes semicirculares) quanto da orientação das fibras nas camadas (anisotropia). Os entalhes semicirculares estão localizados na seção longitudinal (com redução da seção transversal) dos mesmos. Nessa análise, a anisotropia é caracterizada por dois tipos de configurações (com diferentes orientações das fibras nas camadas externas). Um estudo comparativo das propriedades mecânicas com e sem a presença dos entalhes é desenvolvido. As duas configurações consistem de quatro camadas de tecidos bidirecionais de fibras de juta e uma camada central de tecido bidirecional de fibras de vidro. Além das propriedades mecânicas, também foi estudada as características da fratura desenvolvidas em cada laminado compósito. Os resultados mostraram que, no estudo comparativo, a anisotropia e a presença dos entalhes semicirculares influi diretamente  no comportamento mecânico dos laminados compósitos e bem como na característica final da fratura.

Presidente - 347563 - EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
Externo ao Programa - 5220696 - LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA
Interno - 1338331 - RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
Notícia cadastrada em: 13/12/2010 16:15