Banca de DEFESA: EDUARDO HENRIQUE VIANA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EDUARDO HENRIQUE VIANA DE SOUSA

DATA: 30/08/2010

HORA: 08:00

LOCAL: Sala 94 do CT

TÍTULO:

ANÁLISE PREDITIVA A PARTIR DA CARACTERIZAÇÃO DAS EMISSÕES GASOSAS E DO ÓLEO LUBRIFICANTE EM FROTAS COM MOTORIZAÇÃO A DIESEL


PALAVRAS-CHAVES:

Emissões veiculares, diagnóstico, manutenção preditiva, frotas cativas.


PÁGINAS: 92

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Mecânica

RESUMO:

Este trabalho foi motivado pela importância de realizar um estudo das emissões veiculares em frotas cativas com motorização a diesel, associado ao plano de manutenção preditiva. Esta modalidade de manutenção engloba técnicas destinadas a atender a crescente exigência do mercado em reduzir custos de manutenção pelo aumento da confiabilidade dos diagnósticos, o que fez crescer o interesse pelos sistemas automatizados de manutenção preditiva nos motores a diesel, impedindo que problemas de rotina possam evoluir até se transformarem em situações graves, solucionáveis apenas com reparações complexas e dispendiosas, esta Manutenção Centrada em Confiabilidade, será a metodologia que fará com que o nosso objetivo seja atingido; além de manter os veículos regulados quanto ao consumo de combustível e emissão de poluentes. Para isso, estimaram-se melhorias técnicas capazes de penetrar no mercado automotivo e de conferir, nas frotas cativas, os índices de emissão de opacidade dos veículos, sendo isso relacionado diretamente às condições do óleo lubrificante, possibilitando a redução de custos de manutenção, contribuindo de forma considerável com as emissões de poluentes e uma melhoria no ar das grandes metrópoles. Esse critério foi adotado e implementado, em 241 ônibus sendo produzido um diagnóstico das possíveis falhas através da correlação entre a caracterização dos óleos lubrificantes usados e a análise de opacidade, tendo como objetivo o auxílio na detecção e solução de falhas, visando à manutenção dos subsistemas segundo os critérios de projeto. Por ser esta uma metodologia dedutiva na determinação de potenciais causas de falhas, foi automatizada para a implementação de um sistema de manutenção preditiva; para esse fim foi utilizado em nosso estudo uma unidade móvel equipada com um opacímetro e um kit para coleta e analise do óleo lubrificante; para a construção da rede de diagnósticos foi utilizado um programa de computador em plataforma Microsoft Office Access 2007, ferramenta fundamental para a criação de um banco de dados, este método está sendo utilizado e implementado com sucesso nas sete empresas de ônibus urbanos da cidade do Natal/RN, Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 349577 - CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
Presidente - 348122 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
Externo à Instituição - MARCELO BEZERRA GRILO - UFCG
Notícia cadastrada em: 03/09/2010 16:13
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