Banca de DEFESA: ANAXMANDRO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANAXMANDRO PEREIRA DA SILVA
DATA : 29/08/2022
LOCAL: Remoto - on line - link https://meet.google.com/woz-jnav-dha

DESENVOLVIMENTO DE UM ECOMATERIAL DE CORTIÇA DE CALOTROPIS PROCERA E SUA POTENCIAL APLICAÇÃO

Cortiça, Calotropis Procera, ecomaterial, inovação, suber.

A indústria corticeira no mundo tem se destacado pela sua inovação e constante crescimento. A cortiça hoje é utilizada em praticamente todos os segmentos industriais e nos mais variados produtos que vão da cortiça bruta, rolhas, tiras, cubos, placas, folhas, tiras, revestimentos, isolamentos, e compósitos dentre outros. As propriedades peculiares da cortiça de leveza, elasticidade, compressão, compressão com memória elástica (característica única da cortiça), impermeabilidade a líquidos e gases, capacidade de isolamento térmico e acústico, resistência a combustão sem desprender gases tóxicos, elevada resistência ao atrito e características hipoalérgicas dentre outras, associadas aos avanços das pesquisas e desenvolvimentos na área, tornam possível grandes evoluções e inovações utilizando esta matéria prima 100% natural e renovável. O Objetivo deste trabalho foi desenvolver um ecomaterial cortical obtido do súber da planta Calotropis Procera para a potencial aplicação na indústria corticeira em seus variados segmentos. A cortiça de Calotropis Procera mostrou significativo potencial apresentando estrutura com poros em forma de colmeias, estrutura amorfa em sua espectroscopia por difração de raios-x, baixa densidade com média de 0,24 kg/dm³, relativa estabilidade térmica em sua termogravimetria e picos característicos de um material celulósico pela espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier.

Presidente - ***.221.614-** - RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM - UFRN
Interno - ***.221.614-** - RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM - UFRN
Externa ao Programa - 2614285 - KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA - UFRNExterno à Instituição - RAUL MANUEL ESTEVES SOUSA FANGUEIRO
Externo à Instituição - ANDREA ZILLE - UMinho