Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ HENRIQUE PINHEIRO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ HENRIQUE PINHEIRO DE LIMA
DATA : 28/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Produção de fístulas de silicone e modificação por plasma avaliando as propriedades físicas, químicas, morfológicas e mecânicas.

 

PALAVRAS-CHAVES:

superfície superhidrofóbica, redução de arrasto, PDMS, plasma, fístula arteriovenosa.

 

PÁGINAS: 122
RESUMO:

A fístula arterio-venosa (a-v) é uma conexão criada cirurgicamente entre a veia e a artéria no pulso ou no antebraço do paciente, devido a complicações (estenoses, tromboses, aneurismas) da fístula que estão relacionados à geometria do local onde a artéria se conecta à veia (anastomose) e a hemodinâmica anormal local. Existem três tipos de conexões, a saber: lado (veia) para lado (artéria), extremidade (veia) para lado (artéria) e (veia) para extremidade (artéria). Neste trabalho foi proposto produzir fístula de silicone tratada superficialmente a plasma que podem promover a redução de arrasto e melhoria da compatibilidade biológica, redução do desgastes das próteses comerciais, além de analisar as propriedades mecânicas das fístulas produzidas. As superfícies super-hidrofóbicas (SSH) possuem alta repelência à água e vêm sendo estudadas como mecanismo alternativo para redução de arrasto. As alterações promovidas na superfície do Sylgard® devido a deposição de substância de como: acetileno, argônio e oxigênio, através do tratamento a plasma tem apresentado o fenômeno de redução de arrasto em superfícies planas e em tubos rígidos propostos em diâmetros e comprimentos predefinidos de modelos tridimensionais de casos clínicos de pacientes. A redução de arrasto para os tubos rígidos foi avaliada em bancada no laboratório em escoamento permanente nas variações de carga do motor em 60%, 80%, 100%, antes e após a deposição a plasma. Na aquisição dos valores de pressões na entrada do tubo (P1) e saída do tubo (P2) dentro do mesmo intervalo de tempo para todos os ensaios. As modificações superficiais, morfológicas e químicas, foram comprovadas por análises de DRX e MFA em placas planas, esperando que seja mostrada a impressão de uma estrutura rugosa na escala nanométrica com deposição de elementos químicos da solução polimerizante através do plasma. A SSH obtida mostrou menos resistência ao escoamento de água, testado através da imposição do escoamento sobre os tubos.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2550377 - THERCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA
Interna - 2614274 - MICHELLE CEQUEIRA FEITOR
Externo ao Programa - 2654020 - KLEIBER LIMA DE BESSA
Notícia cadastrada em: 26/05/2021 11:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao