Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE AUGUSTO SOUZA MEDEIROS

DISCENTE : ALEXANDRE AUGUSTO SOUZA MEDEIROS
DATA : 14/03/2019
LOCAL: Sala 08 da Escola de Ciências e Tecnologia – ECT/UFRN

ANÁLISE DE FALHAS EM CAIXA MULTIPLICADORA DE AEROGERADORES USANDO TRANSFORMADA WAVELET

Aerogeradores - Análise de vibração - Transformada Wavelet

A energia eólica é uma das principais fontes de energia limpa da atualidade, se destacando na área de energias renováveis. Para tornar a energia eólica mais competitiva com outras fontes, características como disponibilidade, confiabilidade e vida útil das turbinas precisam ser melhoradas. Para tanto, a redução dos custos de inspeção e manutenção é vital para manter a competitividade desta indústria. A manutenção aplicada às turbinas eólicas implica custos elevados e longos períodos sem produção de energia. Um dos principais elementos sujeito a falhas é a caixa multiplicadora, que por falta de lubrificação ou contaminação, fazem com que o atrito do contato direto entre os dentes na transmissão de energia e velocidade, resulte em desgaste e cause perda de material. Uma solução para o diagnóstico dessas falhas mecânicas é a análise wavelet dos sinais de vibração produzidos pelos elementos mecânicos. Assim, o objetivo desta pesquisa é discutir o comportamento dinâmico da caixa multiplicadora de aerogeradores, com foco na manutenção preditiva, utilizando a transformada wavelet.

Presidente - 1640260 - JOSE JOSEMAR DE OLIVEIRA JUNIOR
Interna - 1481705 - SALETE MARTINS ALVES