Banca de QUALIFICAÇÃO: JARBAS SANTOS MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JARBAS SANTOS MEDEIROS
DATA : 21/12/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório de Tribologia - NTI/UFRN
TÍTULO:

ANÁLISE MULTIRESOLUÇAO APLICADA A SINAIS DINÂMICOS DE BICOS INJETORES DIESEL PIEZELÉTRICO


PALAVRAS-CHAVES:

Motor Diesel; Biodiesel; Desgaste; Bico Injetor Common Rail.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Atualmente algumas grandes cidades globais já estão introduzindo fortes restrições para limitar o número de veículos a combustão ou prazos para a sua proibição devida às questões climáticas e poluição do ar. Nesse contexto os automóveis e caminhos a diesel são os maiores responsáveis pela emissão de partículas finas PM que causam as doenças respiratórias assim como a produção de Nox. O sistema de gerenciamento e injeção de combustível desses automóveis, comman rail, tem como objetivo controlar a quantidade de diesel injetado na câmara de combustão a fim de obter a queima completa do combustível e mitigar a emissão de partículas e gases poluentes. Adicionalmente o sistema On-Board Diagnostic, OBD, faz o monitoramento do funcionamento do motor através de vários sensores e indica as possíveis causas de defeitos quando os parâmetros de funcionamento estão fora das condições normais de operação. A complexidade dos sistemas mecânicos e dos processos de tribologicos presentes nos motores, assim como o crescente rigor das legislações nos controles de emissões impõem uma constante evolução dos sistemas de injeção e OBD. O bico injetor do motor diesel é o componente responsável pela atomização do combustível na câmara de combustão e sua integridade tem grande importância no bom funcionamento do motor assim como na manutenção da emissão dos gases poluentes dentro os limites recomendados. Esse componente trabalha em regimes transitórios, condições severas de temperatura, pressão, e está sujeito a vários mecanismos de desgastes como erosão, cavitação, adesão e corrosão dificultando assim, o diagnostico preventivo ou preditivo de possíveis falhas. Essa tese tem como objetivo monitorar sinais dinâmicos de vibração, pressão sonora, emissão acústica e temperatura de funcionamento do bico injetor diesel operando com diferentes combustíveis a fim identificar parâmetros de processamento de sinais que correlacionem com os regimes de operação e desgaste do componente. Os ensaios foram realizados em uma bancada comercial tecnomotor utilizando quatro fluidos: Ultrasene, B6 aditivado com tensoativos; B6 com tensoativos e água e B6 com tensoativos, água e glicerina a fim de produzir diferentes mecânismos de desgastes no bico injetor e nos componentes do porta bico. A aquisição de dados foi realiza com equipamentos da National Instruments e Software Labivew. Os processamentos e as análises dos sinais foram realizados no software Matlab utilizando técnicas de analise multiresolução e tempo-frequencia através da transformada wavelet. Os resultados são promissores e mostram que é possível correlacionar parâmetros de processamentos de sinais com as condições de serviço do bico injetor diesel. Tais ferramentas mostram-se valiosos e podem ser integrado a uma futura geração de sistemas de injeção de combustível ou OBD a fim de auxiliar o diagnostico de defeitos e minimizar as emissões de poluentes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1753067 - EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
Externo ao Programa - 347304 - JOAO BOSCO DA SILVA
Interno - 347080 - JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 2378360 - MARCO ANTONIO LEANDRO CABRAL
Notícia cadastrada em: 11/12/2017 18:14
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa19-producao.info.ufrn.br.sigaa19-producao