Banca de QUALIFICAÇÃO: ISRAEL LOIOLA REGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISRAEL LOIOLA REGO
DATA : 14/12/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 414 do CTEC - UFRN
TÍTULO:

ESTUDO EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DA ÁGUA NA PERDA DE CARGA EM TUBULAÇÕES


PALAVRAS-CHAVES:

Vazão; Pressão; Perda de Carga; Moody; Rugosidade; Temperatura; Calibração; Aferição.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

É apresentado um estudo experimental de um sistema hidráulico que consiste de forma resumida em explorar e verificar experimentalmente o diagrama de Moody, para verificar a influencia da temperatura na perda de carga de tubulações. Sendo este feito com valores empíricos, atualizados e especificados pelo Laboratório de Metrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De forma a contribuir com dados para a comunidade acadêmica, realçando a importância da confiabilidade dos instrumentos e da análise dos aspectos termofluidos em diversos setores da indústria. Devido ao grande gasto energético que é feito na indústria para se adequar a viscosidade de determinados fluidos a seus processos.

            Foi montado um sistema hidráulico que consiste em um tubo fino de cobre de diâmetro interno de oito milímetros, um reservatório para alocação do fluido que no caso foi água comum. Foi construído um medidor de pressão do tipo em “U”. O sistema de medição de vazão foi feito usando um cronômetro junto a um balão volumétrico de dois litros.

            Foi obtida uma precisão significativa dos dados comparados com os valores da literatura que fornecem o diagrama de Moody. Sendo a discrepância dos dados medidos para os do diagrama menor do que 3%. Mas foi medido apenas para a temperatura de 25 ºC.

            Os dados finais serão medidos entre 25 ºC até 60 ºC para se poder verificar efetivamente a influencia da temperatura na perda de carga.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 348080 - JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
Externo ao Programa - 2654020 - KLEIBER LIMA DE BESSA
Externo à Instituição - NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 04/12/2017 18:06
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa15-producao.info.ufrn.br.sigaa15-producao