Banca de DEFESA: CLAUDIO ROMERO RODRIGUES DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIO ROMERO RODRIGUES DE ALMEIDA
DATA : 31/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CCET - UFRN
TÍTULO:

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES FOTOLUMINACENTES DO CaMoO4 DOPADO COM TERRAS RARAS Eu+3, Tb+3 e Tm+3 OBTIDOS PELA TÉCNICA DE SPRAY PIRÓLISE ULTRASSÔNICO


PALAVRAS-CHAVES:

CaMoO4, Spray Pirólise Ultrassônico, Caracterizações, Dopagem, Terras raras.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Os materiais que pertencem a família dos molibdatos com estrutura cristalina tipo scheelita têm sido objeto pesquisas ao longo do tempo. O amplo interesse nestes compostos reside em suas excelentes propriedades ópticas, que formam a base de sua utilização como substâncias fosforescentes, materiais para lasers, e detectores de cintilação entre outros.
A técnica de spray pirólise ultrassônica, por sua vez, é uma técnica de produção contínua de pós, de apenas uma etapa, de fácil controle dos parâmetros e apesar de ser uma metodologia amplamente utilizada, não há referências de seu uso para a produção de molibdatos de cálcio puro e com dopagem de terras raras.
Neste trabalho foi estudado a obtenção de partículas de molibdato de cálcio (CaMoO4) puro e dopado com diferentes porcentagens em mol de 1%, 2% e 4% das terras raras Eu+3, Tm+3, Tb+3 e suas respectivas misturas a partir da técnica de spray pirólise ultrassônico. Os materiais obtidos foram caracterizados pelas técnicas de difração de raios-X, espectroscopia de micro Raman, espectroscopia ótica nas regiões do ultravioleta-visível, microscopia eletrônica de varredura com canhão de elétrons por emissão de campo e espectroscopia de fotoluminescência.
Os resultados indicaram que a técnica de spray pirólise ultrassônico produziu material de alta pureza, nas dimensões nano e micro, com morfologia esférica. Com a adição das terras raras com diferentes porcentagens em mol de 1%, 2% e 4% e sua mistura na estrutura do CaMoO4, foi possível observar as emissões de fotoluminescência características das terras raras e a obtenção de materiais com emissões no branco para as amostras de CaMoO4 2%TR e CaMoO4 4%TR.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Externo à Instituição - ELSON LONGO DA SILVA - UNESP
Externo ao Programa - 1802888 - FABIANA VILLELA DA MOTTA
Externo ao Programa - 1883170 - MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
Externo à Instituição - MAXYMME MENDES DE MELO - IFRN
Notícia cadastrada em: 16/08/2017 17:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao