Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA GONÇALVES CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA GONÇALVES CAVALCANTE
DATA : 05/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Máquinas Hidráulicas e Energia Solar - NTI/UFRN
TÍTULO:

ESTUDO DOS EFEITOS DA ADIÇÃO DE CARGA DE RESÍDUO DE PNEU EM UM MATERIAL COM MATRIZ DE POLIURETANO EXPANDIDO APLICADO À ABSORVEDORES DE PARA-CHOQUE AUTOMOTIVO


PALAVRAS-CHAVES:

Material Compósito. Poliuretano. Parachoque Automotivo. Caracterização.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O descarte de pneus no meio ambiente na forma de resíduo vem causando grandes problemas e impactos ambientais. Sendo assim, esse trabalho apresenta a obtenção e estudo da caracterização de um material compósito, voltado para a fabricação de um absorvedor de parachoque automotivo. Esse material foi fabricado com resina matriz de poliuretano (PU) à base de petróleo e carga de resíduos de pneu, oriundos do processo de recauchutagem. Para tanto, cinco formulações com diferentes percentuais de resíduo de pneu (0%, 30%, 45%, 70% e 100%) foram obtidas e caracterizadas no que se refere às suas propriedades mecânicas, térmicas, de absorção de umidade, densidade e degradação pela sua exposição às intempéries. Além disso, foram realizados os ensaio de Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS) no material para que se pudesse observar sua microestrutura (distribuição de resíduos na matriz, vazios, imperfeições e impurezas) e identificar os elementos químicos presentes, respectivamente. Como resultado geral, os compósitos apresentaram um aumento na sua densidade conforme se aumentava o percentual de resíduo de pneu, assim como a condutividade térmica. Quanto às propriedades mecânicas, a formulação que teve maior resistência à tração, flexão e compressão foi a de 45% e a de maior resistência ao impacto foi a de 100%. Com relação à resistência ao envelhecimento a formulação de 100% foi a que obteve melhor desempenho. Foi fabricado um absorvedor de parachoque com a formulação de 45% que apresentou um acréscimo de massa de 28,03%, demonstrando-se a viabilidade de fabricação desse componente automotivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO CANINDE CAMILO DA COSTA - IFRN
Externo à Instituição - IVERTON RODRIGO BARBOSA GOMES - UNIFACEX
Presidente - 349104 - LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
Externo ao Programa - 3217842 - MARCOS SILVA DE AQUINO
Notícia cadastrada em: 31/05/2017 14:56
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