Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME KEITI AOYAMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME KEITI AOYAMA
DATA : 21/12/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 409 do CETEC - UFRN
TÍTULO:

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO TURBULENTO EM CANAL COMPOSTO


PALAVRAS-CHAVES:

Simulação Numérica; Estruturas Coerentes; Transferência de Calor; Número de Nusselt; Fator de atrito.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Os canais compostos podem possuir diversos formatos e estão presentes em diversos ramos da engenharia, como em dispositivos eletrônicos, canais hidráulicos, trocadores de calor e interiores de reatores nucleares, sendo que nestes dois últimos há a necessidade de maximizar os processos de transferência de calor.

Para determinar os coeficientes de transferência de calor nestes equipamentos é necessário entender o comportamento dos escoamentos turbulentos em canais compostos, porém isto continua sendo um desafio para a engenharia. Estes canais apresentam, além do fluxo axial paralelo ao canal, flutuações na velocidade transversal, chamadas de pulsações do escoamento, induzidas por estruturas coerentes. O surgimento das estruturas coerentes e das flutuações de velocidade na região da fenda modificam os campos de velocidade e de temperatura ao longo do canal, desempenhando um papel importante no processo de transferência de calor.

Assim, neste trabalho buscou-se comparar os efeitos no aparecimento das estruturas coerentes de grande escala e as suas consequências para o escoamento, tanto na parte dinâmica como na  térmica. Para isto foi utilizado a mesma geometria empregada no trabalho experimental de Guellouz e Tavoularis (2000).  Esta é composta por um canal retangular com um duto interno de diâmetro D, um modelo simplificado do interior de um reator nuclear. No total foram analisados cinco casos diferentes, modificando apenas a distância entre o tubo interno e a parede inferior do canal (relação W/D). Para examinar as características do escoamento turbulento no interior deste canal, empregou-se o pacote ANSYS-CFX13 com o modelo de turbulência SAS-SST.

Os resultados mostraram que a distância W/D tem uma grande influência sobre o escoamento. Existe uma máxima relação W/D para que as estruturas coerentes apareçam no canal composto. Foi verificado que aumentando a relação W/D, há uma diminuição significativa das flutuações tanto da velocidade transversal como da temperatura na região da fenda. Além disso, foi obtido maiores valores médios de coeficientes de transferência de calor com elevadas relações W/D.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1837132 - FABIO DALMAZZO SANCHES
Externo ao Programa - 2654020 - KLEIBER LIMA DE BESSA
Presidente - 1647050 - SANDI ITAMAR SCHAFER DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 09/12/2016 11:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao