Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO PIRES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO PIRES DE SOUZA
DATA: 03/06/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - CT/UFRN
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI PARA MODELAR E OTIMIZAR OS PARÂMETROS MECÂNICOS E MICROESTRUTURAIS DOS MOLDES DE AREIA DE SÍLICA LIGADO QUIMICAMENTE PELO PROCESSO DE CURA A FRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Fundição; Otimização; Planejamento Experimentos; Moldes de Areia.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O processo de produção por fundição é uma tecnologia muito antiga e consiste no vazamento de um metal fundido no interior de um molde que possui um formato pré-determinado. As indústrias de fundição estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, onde atualmente a China responde por quase 50 % de toda a produção de peças de ferro cinzento e o Brasil responde por apenas 4%. Para que as indústrias nacionais do setor possam ser mais competitivas, há necessidade de redução de custos, sendo obrigatório a diminuição da variabilidade do processo. Uma das principais causas da variabilidade do processo é a reação metal/molde e investigar os fatores relacionados com os moldes que influenciam a qualidade superficial das peças é essencial. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo propor um modelo capaz de predizer a combinação de níveis das variáveis do processo de moldagem que minimizam a ocorrência de defeitos superficiais nas peças de ferro cinzentofundidas em moldes de areia de sílica ligados quimicamente por processo de cura a frio. Na metodologia será utilizado o planejamento de experimentos fracionado em uma indústria de fundição situada em Pernambuco, com 3 réplicas de cada experimento visando obter como variável resposta a ocorrência de defeitos nas peças fundidas. Algumas variáveis consideradas serão, módulo de finura, tipo de tinta, espessura da camada de tinta, método de aplicação de tinta, porcentagem de resina, dentre outras.  Após essa primeira etapa, os fatores mais relevantes serão considerados no método de Taguchi para elaboração de um modelo para otimização do processo. O êxito no projeto irá proporcionar uma disseminação do conhecimento no setor, tornando-o mais competitivo no cenário mundial. Para suportar o planejamento de experimentos, alguns testes experimentais foram realizados, tais como Microscopia Eletrônica de Varredura – MEV com o objetivo de verificar a espessura da camada de tinta aplicada nos moldes; Análises térmicas das tintas e dos moldes visando encontrar os pontos de fusão, mudança de fase e dilatação térmica; A viscosidade das tintas em diferentes temperaturas; A resistência a tração em diferentes porcentagem de resina dos moldes e tamanho de grãos de areia. Os resultados preliminares indicaram que a aplicação da primeira camada de tinta nos moldes com pinceis, torna a penetração mais profunda devido principalmente pela pressão exercida, porem resultou numa camada irregular. Assim verificou-se que a alteração de camadas de tinta com pincel, spray e pincel traz um resultado relevante. Os testes de viscosidade das tintas demostraram que em uma das tintas analisadas houve redução da viscosidade quando a temperatura muda de 25°C para 35°C, podendo comprometer o processo de pintura. A outra tinta analisada não verificou-se o mesmo comportamento. Os testes de tração demostraram que ao diminuir o módulo de finura da areia, há uma redução considerável da resistência a tração, podendo comprometer a movimentação dos moldes dentro do ambiente industrial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Externo à Instituição - MARCIO LUIZ VARELA NOGUEIRA DE MORAES - IFRN
Externo ao Programa - 1883170 - MAURÍCIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
Notícia cadastrada em: 02/06/2015 15:49
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao