Banca de DEFESA: REGIVALDO DE OLIVEIRA FALCAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGIVALDO DE OLIVEIRA FALCAO
DATA: 19/12/2014
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 04 da Escola de Ciências e Tecnologia - ECT/UFRN
TÍTULO:

REAPROVEITAMENTO DE CONDENSADO E VAPOR FLASH EM UMA PLANTA TÊXTIL COM ÊNFASE NO SETOR DE ACABAMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema de geração de vapor. Distribuição de vapor. Retorno de condensado. Perda de água. Perda de energia. Perda de água. Ganho econômico. Acabamento de Tecido. Retorno de Condensado e Vapor flash.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O presente trabalho teve como objeto de estudo um sistema de geração de vapor, distribuição de vapor e retorno de condensado de uma planta têxtil localizada no Rio Grande do Norte. O trabalho teve como base os seguintes objetivos: o primeira foi mensurar o número de purgadores da planta. O segundo foi mensurar as perdas de água e vapor do sistema de geração, distribuição e retorno de condensado. No terceiro mostra-se a viabilidade da implantação das diversas melhorias que podem ser aplicadas ao sistema. Para isso fez-se uso da apuração dos ganhos financeiros apresentados nas suas respectivas melhorias. Como base de dados para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se registros de processos industriais, dados dos sistemas de utilidades, dados de análises de laboratório e de analisadores em linha, abrangendo o período de 2013. Usando-se princípios consagrados das leis de conservação de massa e energia, o tratamento desses dados mostrou que as perdas de água e energia no sistema de vapor são expressivas e que os ganhos ambientais e econômicos que poderão ser obtidos com ações de melhoria são bastante significativas. Tomando como base os dados e resultados obtidos sugiro que os estudos futuros deem continuidade a abordagem sobre sistemas de geração de vapor, distribuição e, principalmente, retorno de condensado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753067 - EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
Interno - 347080 - JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - ROBERTO SILVA DE SOUZA - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/12/2014 10:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao