Banca de DEFESA: DANIEL GOUVEIA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL GOUVEIA COSTA
DATA: 29/04/2013
LOCAL: Auditório do Laut-DCA

Otimizações da Transmissão de Imagens em Redes de Sensores Visuais Sem Fio Explorando a Relevância de Monitoramento dos Nós Fontes e Codificação DWT

Redes de Sensores Visuais Sem Fio, Relevância de Monitoramento Visual, Codificação DWT, Otimização de Redes, Eficiência Energética, Transmissão em Tempo Real, Recuperação de Erros.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O desenvolvimento de redes de sensores sem fio para funções de controle e monitoramento tem criado um pulsante cenário de investigação, abrangendo desde aspectos da comunicação em rede até questões como eficiência energética. Quando sensores são equipados com câmeras para funções de monitoramento visual, um novo escopo de
desafios é lançado, uma vez que há uma mudança significativa nos requisitos de monitoramento e transmissão. Em particular, sensores visuais coletam dados seguindo um modelo direcional de monitoramento, alterando conceitos já estabelecidos de vizinhança e redundância, porém tornando possível a diferenciação de sensores pelas suas relevâncias de monitoramento para a aplicação. Nesse contexto, propomos que a relevância de monitoramento dos sensores fontes sejam exploradas em conjunto com a codificação de imagens por transformada DWT, unindo assim dois diferentes escopos de relevância para a criação de novos parâmetros de QoS. Essa abordagem inovadora permite uma nova gama de otimizações da operação da rede, possibilitando aumento de desempenho com pequenas perdas na qualidade global de monitoramento. Além da definição de um novo conceito de relevância e a proposição de mecanismos para suportar sua utilização prática, cinco diferentes otimizações da transmissão de imagens em redes de sensores visuais sem fio são propostas visando economia de energia, transmissão com baixo atraso e recuperação de erros. Em conjunto, as estratégias de diferenciação e as otimizações relacionadas abrem uma importante vertente de pesquisa, onde os requisitos de monitoramento das aplicações são utilizados para guiar uma operação mais eficiente da rede.

Presidente - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Interno - 1543191 - LUIZ FELIPE DE QUEIROZ SILVEIRA