Banca de DEFESA: ANA CAROLINA SALVADOR OURIQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA SALVADOR OURIQUE
DATA: 18/03/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia
TÍTULO:

ANÁLISE DE ANTENAS PARA APLICAÇÃO EM RASTREAMENTO DE ANIMAIS POR SATÉLITE


PALAVRAS-CHAVES:

Rastreamento animal, antenas, UHF.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

A transmissão de dados via satélite possibilita o rastreio de animais durante períodos prolongados e sem a necessidade de recuperar os equipamentos, o que o torna ideal para estudos de longa distância principalmente em ambientes de difícil acesso. A análise destes dados permite determinar zonas utilizadas para alimentação, desenvolvimento e descanso do animal sob análise, informações essas, essenciais para seu estudo de conservação.

Na caracterização deste problema, o sistema sofre uma forte influência dos parâmetros geoclimáticos do ambiente que deterioram grande parte o sinal transmitido, gerando perdas de informações enviadas. Assim, a análise dos parâmetros práticos do conjunto do transmissor de dados permite fazer alterações nos modelos de antenas  que podem aumentar o número de mensagens recebidas.

O objetivo do presente estudo é analisar o comportamento e características teóricas do modelo padrão de antena utilizada na aplicação e comparar a outros modelos de antenas, todos para a faixa de 401MHz. Na realização deste trabalho foram realizados uma serie de experimentos, sob diferentes parâmetros geoclimáticas e modelamento computacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349234 - SANDRO GONCALVES DA SILVA
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Externo ao Programa - 346385 - RONALDO DE ANDRADE MARTINS
Externo à Instituição - JEAN PAUL DUBUT - INPE
Externo à Instituição - JOSÉ EDUARDO MANTOVANI - INPE
Notícia cadastrada em: 06/02/2013 19:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao