Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO ANTONIO PASA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO ANTONIO PASA
DATA: 01/02/2013
HORA: 16:30
LOCAL: 4I4
TÍTULO:

Ensemble de Mapas Auto Organizáveis de Kohonen com ponderação através de índices de validação de agrupamentos


PALAVRAS-CHAVES:


Self Organizing Maps, Ensemble, Índices de Validação


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A quantidade de informações coletadas e armazenadas cresce a cada dia nas mais diversas áreas do conhecimento. Técnicas de mineração de dados são aplicadas em variados setores da economia.

A diversidade dos conjuntos de dados pode fazer com que a utilização de um ou outro algoritmo de clusterização, ou o mesmo algoritmo com diferentes atributos, resulte em resultados diferentes. Dentre os algoritmos de agrupamentos não supervisionados, destaca-se a rede de Kohonen, capaz de projetar um mapa bidimensional de um conjunto n-dimensional de dados, que tenta preservar, ao máximo, as relações topológicas destes dados.

Na busca por soluções eficientes, métodos de ensemble de clusters mostram-se interessantes por combinar diversas soluções. Uma forma de avaliar o resultado de algoritmos de agrupamento é através de índices de validação. Há uma vasta quantidade de índices disponíveis, cada um adequado para determinada característica do conjunto de dados. A proposta desta pesquisa é combinar informações, através de ensemble de mapas de Kohonen, com diferentes tamanhos e atributos, com ponderação através de índices modificados ou desenvolvidos para validação de agrupamentos, obtendo uma solução de clusterização melhor do que seria obtida com mapas individuais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Interno - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Interno - 1673543 - SAMUEL XAVIER DE SOUZA
Externo ao Programa - 1687186 - FLAVIUS DA LUZ E GORGONIO
Externo à Instituição - MÁRCIO LEANDRO GONÇALVES - PUCMinas
Notícia cadastrada em: 27/12/2012 17:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao