Banca de DEFESA: IVO ALVES DE OLIVEIRA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVO ALVES DE OLIVEIRA NETO
DATA: 31/01/2013
HORA: 10:00
LOCAL: LECA - Sala 2
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE UMA CADEIRA DE RODAS ROBÓTICA PARA TRANSPORTE DE PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Cadeira de Rodas Robótica, Acessibilidade, Tecnologia Assistiva, Cadeia Cinemática Virtual, Manipulador Robótico Paralelo.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação
RESUMO:

O objetivo da dissertação foi a realização da modelagem cinemática usando cadeias virtuais, que permitiu modelar a cadeira de rodas robótica como um conjunto de braços manipuladores cooperativos formando uma cadeia cinemática paralela. O desenvolvimento da cadeira de rodas robótica para transporte de portador de necessidades especiais que supera obstáculos como um degrau e barreiras existentes à acessibilidade em ruas e avenidas, incluindo o estudo sobre tecnologia assistiva, arquitetura paralela, modelagem cinemática, construção e montagem do protótipo do robô com a realização de uma lista de verificação de problemas e barreiras à acessibilidade em diversos percursos, tomando como base normas, decretos e leis existentes. Como resultado, foram realizadas simulações da cadeira em vários estados de operação para realizar a tarefa de subir e descer degrau com diferentes medidas, realizando o controle proporcional baseado na cinemática. Para comprovar os resultados simulados foi desenvolvido um protótipo do robô. Este projeto foi desenvolvido visando proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas portadoras de necessidades especiais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1242315 - PABLO JAVIER ALSINA
Externo ao Programa - 2452782 - DIOGO PINHEIRO FERNANDES PEDROSA
Externo à Instituição - FILIPE DE OLIVEIRA QUINTAES - IFRN
Notícia cadastrada em: 10/12/2012 10:07
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao