Banca de QUALIFICAÇÃO: HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE
DATA: 12/06/2012
HORA: 10:00
LOCAL: Setor IV, Sala E4, Auditório , UFRN
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE UM RESSOADOR RETANGULAR DE FENDA COM MÚTIPLAS CAMADAS FOTÔNICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ressoador Retangular de Fenda, Banda Fotônica Proibida, Múltiplas Camadas, Método da Linha de Transmissão Transversa.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

No mundo globalizado moderno, as telecomunicações assumiram papel fundamental dentro das sociedades, provocando um grande aumento de demanda pela a tecnologia de comunicação sem fio, que vem acontecendo nos últimos anos tem aumentado bastante o número de aplicações que utilizam esta tecnologia. Em decorrência dessa demanda, novos materiais são desenvolvidos no sentido de possibilitar novos mecanismos de controle e propagação de ondas eletromagnéticas. A pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para comunicação sem fios apresenta caráter multidisciplinar que abrange desde o estudo de novas geometrias para antenas passivas, ativas até o de desenvolvimento de materiais para dispositivos que melhorem a performance naquela faixa de freqüência de operação.

Recentemente as antenas planares tem despertado interesses devido as suas características e vantagens que oferecem quando comparadas com os demais tipos de antenas.

Na área de comunicações móveis a necessidade de antenas desse tipo, tem se tornado cada vez mais utilizada devido ao intenso desenvolvimento, que necessita de antenas que operem em multifrequência e em banda larga. As antenas de microfita apresentam largura de banda estreita devido às perdas no dielétrico geradas pela irradiação. Outra limitação é a degradação do diagrama de irradiação devido à geração de ondas de superfície no substrato. Algumas técnicas estão sendo desenvolvidas para minimizar esta limitação de banda, como é o caso do estudo de materiais do tipo PBG – Photonic Band Gap, para compor o material dielétrico.

Este trabalho tem como objetivo principal um projeto de um ressoador de fenda com múltiplas camadas fotônicas inicialmente projetada para freqüência de 2,38 GHz a

ser observada, com a análise das propriedades de radiação em função da influência da variação da altura e da permissividade relativa das camadas  dielétricas.

 Foi utilizado também o método LTT às estruturas ressoadoras retangulares de fenda com múltiplas camadas de material fotônico PBG, para a obtenção da freqüência de ressonância, bem como toda a teoria que envolva os parâmetros eletromagnéticos da estrutura em estudo.

As análises desenvolvidas neste trabalho foram realizadas com utilização do método LTT – Linha de Transmissão Transversa, no domínio da Transformada de Fourier que utiliza uma componente de propagação na direção y (transversa à direção real de propagação z), tratando assim as equações gerais dos campos elétricos e magnéticos em função de e .

A teoria PBG será aplicada para a obtenção da permissividade relativa para as polarizações s e p dos substratos compostos de material fotônico.

Os resultados são obtidos com o software comercial Ansoft HFSS, usado para a análise precisa do comportamento eletromagnético do dispositivo planar em estudo, por meio do Método dos Elementos Finitos (FEM).

Resultados numérico-computacionais são apresentados em forma de gráfico em duas e três dimensões, no tocando aos parâmetros de perda de retorno, freqüência de radiação e diagrama radiação para o dispositivo em estudo, e que tem como substratos, materiais fotônicos e que fora simulado em uma ferramenta computacional apropriada. No que diz respeito ao projeto do dispositivo planar em estudo são apresentados os resultados simulados e medidos que apresentam boa concordância com as medições efetuadas. Estes resultados consistem principalmente na identificação dos modos de ressonância e na determinação das características do dispositivo projetado, como freqüência de ressonância, perda de retorno e diagrama de radiação


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Interno - 1837410 - VALENTIN OBAC RODA
Externo à Instituição - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR - UFERSA
Notícia cadastrada em: 23/05/2012 15:42
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao