Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON HEBRAICO CIPRIANO MANICOBA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON HEBRAICO CIPRIANO MANICOBA
DATA: 21/05/2012
HORA: 09:30
LOCAL: Natal, UFRN, Sala de Reunião do INCT-CSF.
TÍTULO:

ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICAS DE CASCATEAMENTO DE SUPERFÍCIES SELETIVAS DE FREQUÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

FSS, Antena, Patches Retangulares, Fractais de Koch, Fabry-Pérot


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de novas estruturas de micro-ondas, filtros e antena de alto ganho, através do cascateamento de superfícies seletivas em frequência, que usa patches retangulares e fractais de Koch triangular como elementos, e o uso do conceito de interferômetro de Fabry-Pérot, para estes dois casos, respectivamente.

Superfícies seletivas em frequência (FSS) abrangem uma grande área das Telecomunicações e têm sido largamente utilizadas devido a seu baixo custo, peso reduzido e possibilidade de se integrar com outros circuitos de micro-ondas. Elas são especialmente importantes em diversas aplicações, como aviões, sistemas de antenas, radomes, foguetes, mísseis, etc. Aplicações de FSS em faixas de frequência elevadas têm sido investigadas, assim como aplicações destas estruturas em cascata ou multicamadas, FSS ativas.

Nesse trabalho, são apresentados resultados simulados e medidos para as características de transmissão de estruturas multicamadas, assim como os resultados simulados e medidos de parâmetros como perda de retorno, ganho, corrente de superfície, relativos ao desenvolvimento de uma antena do tipo Fabry-Pérot.

São feitas comparações entre resultados simulados, obtidos utilizando softwares comerciais como o Ansoft DesignerTM v3, e resultados medidos em laboratório.

São apresentadas, ainda, sugestões de continuidade do trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Interno - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Externo à Instituição - JOSE DE RIBAMAR SILVA OLIVEIRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 10/05/2012 15:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao