Banca de DEFESA: CARLOS GOMES DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS GOMES DE MOURA
DATA: 29/12/2011
LOCAL: Setor IV, Sala E4, Auditório , UFRN
TÍTULO:

Predição de Campo em Comunicação sem Fio


PALAVRAS-CHAVES:

REDES DE TELEFONIA

CELULAR MÓVEL

REDES DE COMPUTADORES

COMUNICAÇÕES SEM FIO

WIRELESS

Wi-Fi


PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Mesmo vivendo em pleno século XXI ainda encontram-se dificuldades no acesso à internet banda larga nos diversos municípios brasileiros, em decorrência do poder aquisitivo dos habitantes bem como falta de investimento do governo. A tecnologia das redes de acesso sem fio baseadas no protocolo IEEE 802.11b - também denominada de Wi–Fi, (Wireless Fidelity) Fidelidade em Comunicações sem Fio, possui larga gama de aplicações atualmente no mercado mundial comercial, nacional e internacional. No Brasil, esta tecnologia encontra-se em plena operação nas principais cidades e tem-se mostrado atrativa no que concerne aos acessos ponto–multiponto e ponto-a-ponto.

Neste trabalho são elaborados, uma análise comparativa de predição de campo, e analisados modelos de predição das perdas de propagação,  Modelo Okumura-Hata,  Lee, Modelo de Ikegami-Walfisch, para uma rede de computadores sem fio, no bairro de Cajupiranga e no Centro, no município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

São usados equipamentos de redes sem fio do padrão 802.11b, analisador de espectro, onde os níveis de sinais são medidos, além das alturas das antenas e das distâncias em relação ao transmissor. Os dados de potência versus distância são adicionados nos gráficos gerados e comparados com os resultados obtidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Externo à Instituição - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR - UFERSA
Externo à Instituição - JOSE DO PATROCÍNIO DA SILVA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 14/12/2011 08:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao