Banca de DEFESA: BEZALIEL ALBUQUERQUE DA SILVA PIRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEZALIEL ALBUQUERQUE DA SILVA PIRES
DATA: 03/08/2011
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CT
TÍTULO:

Maximização da Penetração da Geração Distribuída Através do Algoritmo de Otimização Nuvem de Partículas


PALAVRAS-CHAVES:

Penetração da Geração Distribuída, Otimização de Sistemas de Potência, Algoritmo Nuvem de Partículas, Particle Swarm Optimization - PSO


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A geração distribuída, especialmente a partir de fontes renováveis, aumenta a sua participação na matriz elétrica nacional, a cada ano.

Este trabalho objetiva analisar a penetração de geração distribuída em um sistema de distribuição em alta tensão (69 kV), localizado no Estado do Rio Grande do Norte. A proposta inclui o desenvolvimento de uma metodologia para definição dos valores máximos de potência ativa possíveis de serem injetados em barras pré-definidas da rede, considerando a possibilidade de múltiplas propostas de acesso de unidades geradoras.

A definição desses valores máximos é obtida a partir de um estudo de otimização, em que as novas perdas não devem superar aquelas do caso base, ou seja, sem a presença da geração distribuída. As restrições de carregamentos e tensões do sistema também são respeitadas. Para tratar o problema de otimização utiliza-se o algoritmo Nuvem de Partículas, em um programa desenvolvido em plataforma SCILAB.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2524488 - CLOVIS BOSCO MENDONCA OLIVEIRA
Interno - 346989 - JOSE TAVARES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOÃO PAULO ABREU VIEIRA - UFPA
Presidente - 346287 - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR
Externo à Instituição - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO - UnP
Notícia cadastrada em: 25/07/2011 16:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao