Banca de DEFESA: ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO

DATA: 27/06/2011

HORA: 09:30

LOCAL: Auditório do LAUT

TÍTULO:

Implementação de um Controlador PID Embarcado Aplicado ao Controle de Pressão Arterial


PALAVRAS-CHAVES:

Pressão arterial, controlador PID, sistemas embarcados, monitoramento


PÁGINAS: 90

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

RESUMO:

A hipertensão arterial é uma doença perigosa que pode causar danos graves a saúde do paciente. Em algumas situações a necessidade de controlar essa pressão é ainda maior, como em procedimentos cirúrgicos e em pacientes pós-cirurgicos. Para diminuir as chances de uma complicação, é necessário reduzir a pressão arterial o mais rápido possível. A infusão contínua de drogas vasodilatadoras, como o nitroprussiato de sódio (NPS), reduz rapidamente a pressão arterial na maioria dos pacientes, evitando problemas maiores. Manter a pressão arterial pretendida exige um monitoramento constante e um ajuste frequente na taxa de infusão da droga. O controle manual desse procedimento feito por um profissional é muito desgastante, demorado e, como resultado, muitas vezes de má qualidade.
Desta forma, o objetivo desse trabalho é o projeto e implementação de um banco de controladores sintonizados e baseados em modelos de pacientes visando encontrar o PID adequado para ser embarcado em uma placa de circuito integrado programável (PIC), uma vez que um PIC possui um custo reduzido,  menor em tamanho, e menor no consumo de energia. Para obter melhores resultados no controle da pressão arterial e escolha do controlador mais adequado são utilizados algoritmos de sintonia, técnicas de identificação de sistemas e preditor de Smith.

O presente trabalho também apresenta um  sistema de monitoramento que auxilia na detecção de anomalias e agiliza o processo de atendimento ao paciente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2453033 - ANDERSON LUIZ DE OLIVEIRA CAVALCANTI
Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo à Instituição - DANIELLE SIMONE DA SILVA CASILLO - UFERSA
Externo à Instituição - GILBERT AZEVEDO DA SILVA - IFRN
Interno - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Notícia cadastrada em: 10/06/2011 15:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao