Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON HENRIQUE BOLONHINI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EDSON HENRIQUE BOLONHINI

DATA: 22/06/2011

LOCAL: Auditório do LAUT

Controle Inteligente para Plunger Lift

Elevação Artificial, Plunger Lift, Controle

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

Plunger lift é um método de elevação artificial intermitente que se aplica a poços onde há disponibilidade de gás para elevação (proveniente do reservatório, ou de uma fonte externa). É caracterizado pela operação cíclica em que se mantém o poço fechado por um determinado período, para armazenamento de gás no espaço anular e de líquido no fundo da coluna de produção, e por uma subsequente abertura do poço, permitindo que o gás se expanda e movimente o volume de líquido em direção à superfície.
No interior da coluna de produção é instalado um dispositivo metálico (pistão) que, podendo viajar livremente desde o fundo do poço até a superfície, atua como interface mecânica entre o gás e o líquido. Após o líquido ter sido produzido na superfície, o poço volta a ser fechado para uma nova fase de armazenamento, o pistão cai através da coluna de produção em direção ao fundo e um novo ciclo de produção inicia-se.
O característico funcionamento intermitente é obtido pela ação de um dispositivo de controle sobre uma válvula do tipo abre-fecha instalada na superfície. Controladores eletrônicos vêem sendo utilizados pela indústria petrolífera, tanto para o monitoramento, quanto para o gerenciamento de poços com plunger lift. As estratégias de controle utilizadas, no entanto,
variam conforme o fabricante e/ou os recursos instrumentais da instalação. A determinação do ponto ótimo de trabalho de um poço, no entanto, não é uma solução óbvia.
Problemas e dificuldades podem vir a surgir durante a operação com plunger lift, como: vazamentos na coluna de produção, separação ineficiente do gás no fundo do poço, razão gás-líquido de produção inadequada, falha na detecção da chegada do pistão à superfície, dentre outros. A ocorrência de tais situações pode levar o controlador a decisões equivocadas (já que alteram o comportamento dinâmico dos ciclos de forma inesperada), podendo provocar descontrole, perda de produção e, até mesmo, o amortecimento do poço.
A eficácia da estratégia de controle está intimamente ligada ao nível de conhecimento inserido no controlador do plunger lift, ao conjunto de informações e aos recursos disponíveis para monitoramento e interação com o poço.
A simulação computacional do comportamento de um poço com plunger lift é ferramenta muito útil para a compreensão do método e oferece ambiente virtual para testes e desenvolvimento de estratégias de controle eficazes. Nestes termos, tanto mais realista é a simulação e tanto mais eficazes são as técnicas de controle desenvolvidas, quanto mais completo for o modelo
dinâmico utilizado.
Este trabalho propõe um modelo dinâmico que permite descrever o comportamento de poços com plunger lift, sob várias situações operacionais, e apresenta uma estratégia de controle, baseada num sistema híbrido de gerenciamento (regras de produção, lógicas PID e  Fuzzy), que
possibilita a manutenção da estabilidade e a otimização da produção desses poços, mesmo que sob cenários de dificuldade operacional conforme os apresentados.

Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Interno - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Externo à Instituição - BENNO WALDEMAR ASSMANN - PETROBRAS
Interno - 1242315 - PABLO JAVIER ALSINA