Banca de DEFESA: CICILIA RAQUEL MAIA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CICILIA RAQUEL MAIA LEITE

DATA: 10/06/2011

HORA: 10:30

LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia

TÍTULO:

Arquitetura Inteligente Fuzzy para Monitoramento de Sinais Vitais de Pacientes: um Estudo de Caso em UTI

Arquitetura baseada em Técnicas de Sistemas Inteligentes para Monitoramento de Sinais Vitais

PALAVRAS-CHAVES:

Automação Hospitalar, Sistemas Inteligentes, Monitoramento, Sinais Vitais, Lógica Fuzzy, Sistema de Apoio à Decisão, Pré-Diagnóstico.


PÁGINAS: 129

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

RESUMO:

A área da automação hospitalar tem sido alvo de muitas pesquisas, abordando problemas pertinentes que podem ser automatizados, como: gerenciamento e controle (prontuário eletrônico, marcação de consulta, internamento, entre outros); comunicação (rastreamento de pacientes, materiais e funcionários); desenvolvimento de equipamentos médicos, hospitalares e laboratoriais; monitoramento (pacientes, materiais e funcionários); e auxílio ao diagnóstico médico (de acordo com cada especialidade). Esta tese de doutorado apresenta a Arquitetura de um Sistema Inteligente de Monitoramento e Envio de Alertas de Pacientes (SIMAp). A sua arquitetura está baseada em técnicas de sistemas inteligentes e aplicada na automação hospitalar, mais especificamente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para monitoramento de pacientes. Para o monitoramento foi desenvolvido um modelo fuzzy para auxílio ao pré-diagnóstico médico de pacientes internados em UTI e com seus sinais vitais monitorados através de um monitor cardíaco multiparamétrico. Por fim, alertas são gerados e podem ser enviados para equipe médica, caso seja encontrada alguma anormalidade no monitoramento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1525151 - ANA MARIA GUIMARAES GUERREIRO
Interno - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Interno - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Externo ao Programa - 2613423 - HELIANA BEZERRA SOARES
Externo à Instituição - PEDRO FERNANDES RIBEIRO NETO - UERN
Externo à Instituição - VINICIUS PONTE MACHADO - UFPI
Notícia cadastrada em: 23/05/2011 10:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao