Banca de QUALIFICAÇÃO: ELDER ELDERVITCH CARNEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELDER ELDERVITCH CARNEIRO DE OLIVEIRA

DATA: 21/02/2011

HORA: 10:00

LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia

TÍTULO:

Desenvolvimento de Antenas de Microfita e Antenas DRA por meio de Síntese de Pós-Cerâmicos Nanoestruturados


PALAVRAS-CHAVES:

Antenas de Microfita, Antena de Ressoador Dielétrico, Antena DRA, Pós-Cerâmicos, Síntese Química, Modelagem Neural


PÁGINAS: 107

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

RESUMO:

A busca por dispositivos cada vez menores e sem perda de desempenho vem sendo cada dia mais investigada pelos pesquisadores da área envolvendo eletromagnetismo aplicado.
Antenas utilizando material cerâmico com uma alta constante dielétrica sejam elas como suporte do elemento patch radiante ou como sendo o próprio elemento radiante estão em evidência nas pesquisas atuais, isso devido às inúmeras vantagens que apresentam, tais como: baixo perfil, capacidade de redução de suas dimensões quando comparado a outros dispositivos, alta eficiência de radiação, adequabilidade na faixa de micro-ondas, baixo coeficiente de temperatura e baixo custo. A razão para essa alta eficiência é que não há perdas condutoras e a baixa perda dielétrica é devido à tangente de perdas da cerâmica ser muito baixa quando comparada a materiais comercialmente vendidos, por exemplo, as placas de circuito impresso, tais como: fibra de vidro e fenolite. Essas características tornam dispositivos cerâmicos adequados para operar na faixa de micro-ondas. Aliando o projeto de antenas patch e/ou antenas ressoador dielétrico (DRA) a certos materiais e ao método de síntese desses pós na fabricação dos dispositivos, é possível escolher um material com uma determinada constante dielétrica no projeto de uma antena com o tamanho considerado. O objetivo desse trabalho consiste no projeto de antenas patches e antenas DRA sob síntese de pós-cerâmicos (síntese por combustão e por precursores poliméricos - método Pechini) nanoestruturados com aplicações na faixa de micro-ondas. Em que, os dispositivos fabricados e estudados sobre materiais de alta constante dielétrica os tornam bons candidatos a terem suas dimensões reduzidas quando comparado a outros dispositivos operando na mesma faixa de frequência. As estruturas analisadas são excitadas por três diferentes técnicas: i) linha de alta impedância, ii) acoplamento por abertura e iii) acoplamento indutivo.
A eficiência dessa técnica é investigada experimentalmente e comparada com simulações realizadas pelos softwares comerciais CST Microwave Studio e Ansoft HFSS, utilizados na análise precisa do comportamento eletromagnético das antenas através do método da integração finita e do método do elemento finito (FEM) implementado pelos mesmos respectivamente.
Nesta tese um estudo bibliográfico em teoria de antenas de microfita e antenas DRA são realizados, o mesmo estudo é realizado a respeito dos materiais e dos métodos de síntese dos pós-cerâmicos que serão utilizados na fabricação das pastilhas e dos cilíndros dielétricos que comporão os dispositivos investigados. Os meios dielétricos os quais serviram de suporte na análise das antenas patch e DRA serão analisados através de simulações precisas utilizando o método das diferenças finitas no domínio do tempo (FDTD) com base na permissividade elétrica relativa (r) e tangente de perdas desses meios (tan). Este trabalho ainda apresenta um estudo em redes neurais artificiais, evidenciando os tipos/arquitetura de redes utilizadas e suas características, bem como os algoritmos de treinamento que foram utilizados no treinamento e na modelagem de alguns parâmetros associados aos dispositivos investigados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Externo ao Programa - 338292 - JOAO BOSCO LUCENA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCOS TAVARES DE MELO - UFPE
Interno - 981.962.947-00 - PAULO HENRIQUE DA FONSECA SILVA - UFPB
Externo ao Programa - 346385 - RONALDO DE ANDRADE MARTINS
Notícia cadastrada em: 17/02/2011 18:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao