Banca de QUALIFICAÇÃO: IVO ALVES DE OLIVEIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IVO ALVES DE OLIVEIRA NETO

DATA: 08/02/2010

HORA: 09:00

LOCAL: Sala 02 do DCA

TÍTULO:

Desenvolvimento e Implementação de Sistema Multi-Manipulador Cooperativo


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Multi-Manipulador Cooperativo (SMC), Fuzzy, Gestão de Projeto, Robótica, Automação


PÁGINAS: 71

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

RESUMO:

O objetivo desta dissertação é descrever o processo de Desenvolvimento e Implementação de Sistema Multi-Manipulador Cooperativo (SMC), incluindo todas as etapas para desenvolvimento e implementação de uma solução de engenharia completa, em diversos níveis, com gerenciamento do projeto. Projetos e soluções nesta área são muito críticos, onde com o desenvolvimento desta proposta, poderei assegurar o alto desempenho necessário a diversos processos e projetos industriais que envolvem o uso de soluções básicas até soluções complexas com SMC.
Um SMC é definido como um sistema composto por vários manipuladores, que atuam realizando vários tipos de tarefas. Este sistema é importante quando existem tarefas complexas ou impossíveis, com possibilidade de simplificação com a adição de mais robôs. Neste trabalho descreve-se como realizar a Desenvolvimento e Implementação de Sistema Multi-Manipulador Cooperativo, estabelecendo uma metodologia simplificada para o processo de programação e modelamento cinemático, análise do planejamento de trajetórias e definição de etapas para especificação e aquisição dos equipamentos e sistemas necessários, utilizando metodologia de gerenciamento de projeto, visando obter uma solução completa de engenharia com excelência em tecnologia e inovação para SMC.  
Para realizar o modelamento cinemático, serão realizadas as seguintes atividades: coleta de informações, representação abstrata e o cálculo da cinemática do sistema. O planejamento de trajetórias admite inúmeras soluções, portanto uma análise detalhada e criteriosa é necessária. Definir etapas para especificação e aquisição dos equipamentos e sistemas é essencial para excelência das soluções propostas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 350751 - ADELARDO ADELINO DANTAS DE MEDEIROS
Interno - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Presidente - 1242315 - PABLO JAVIER ALSINA
Notícia cadastrada em: 27/01/2011 17:30
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao