Banca de DEFESA: EVELYN CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVELYN CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 15/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/ovb-ddmb-trg
TÍTULO:

MODULADORES SIGMA-DELTA PASSA-BANDA PROGRAMÁVEIS USANDO FILTROS N-PATH


PALAVRAS-CHAVES:

Sigma-Delta, Filtro N-Path, Filtro LC, Conversores AD


PÁGINAS: 60
RESUMO:

No Rádio Definido por Software (SDR) a maioria das funções analógicas, como a conversão descendente e a seleção de canal são movidas para o domínio digital. Com esses recursos, um SDR pode ser facilmente programado e adaptado a novos padrões. No entanto, sua implementação usando um conversor analógico-digital (ADC) de taxa de Nyquist tem sido desafiadora e com consumo muito elevado, o que o torna impróprio para aplicativos móveis. SDM (Modulador Sigma-Delta) usando ressonadores LC são bem adequados para essa finalidade, pois podem converter uma banda estreita em torno de uma frequência central de radiofrequência (RF). Na literatura, o SDM baseado em LC de alta ordem usa os nós entre os tanques LC para feedforward ou coeficientes de realimentação, de modo a obter a função de transferência de ruído desejada (NTF). Esses nós são geralmente uma fonte adicional de ruído, não linearidade e consumo de energia afetando o desempenho geral do SDM. Neste projeto, tem-se por objetivo explorar as funcionalidades dos filtros N-Path para implementar um Modulador Sigma-Delta passa banda programável que atenda a vários padrões de comunicação. Fez-se, portanto, necessário uma pesquisa bibliográfica e tecnológica sobre o estado da arte de filtro N-path, Moduladores Sigma-Delta de tempo contínuo e tempo discreto.
Deu-se também o desenvolvimento de modelos de alto nível para diferentes categorias de topologias de Moduladores Sigma-Delta implementados com filtros LC e de tempo discreto para servir de modelos de comparação com a metodologia de projeto da topologia utilizando o filtro N-path proposta neste trabalho. Foi desenvolvido um modelo de alto nível do filtro N-Path e atualmente o trabalho está na etapa de integração do filtro N-path e SDM. Os resultados obtidos a partir da implementação do SDM com filtros LC mostram que o modulador possui uma boa concordância com seu equivalente DT. Em experimentos inicias, a implementação do SDM com circuito RLC equivalente ao filtro N-path mostrou-se promissora ao apresentar resultados semelhantes aos obtidos com a topologia de tempo discreto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2140683 - DIOMADSON RODRIGUES BELFORT
Interno - 1284113 - SEBASTIAN YURI CAVALCANTI CATUNDA
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS BRITO FILHO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 09:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao