Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSCIAANE CHACON VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUSCIAANE CHACON VIEIRA
DATA : 20/12/2022
LOCAL: meet.google.com/bqy-hwqr-jxq

Classificação de crises normais e epilépticas de sinais de EEG utilizando Inteligência Artificial Explicável

aprendizado de máquina, IA explicável, eletroencefalografia, epilepsia.

A epilepsia é uma doença que afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo, uma de suas características é a predisposição a ocorrência súbita de convulsões. Tal fato, impacta negativamente a qualidade de vida dos acometidos pela patologia. Diante disso, muitos esforços têm sido empregados na tentativa de prever crises epilépticas por meio da análise de sinais de eletroencefalograma (EEG), fazendo uso de aprendizado de máquina e técnicas de aprendizado profundo. Neste trabalho, é apresentada uma metodologia que analisa o sinal de EEG no domínio do tempo, no qual são calculadas características em janelas de tempo de 1s para posterior redução do número de features que são utilizadas no treinamento de um classificador supervisionado. A relevância desse método consiste na redução do número de canais de EEG e no número de vetores de entrada do classificador, possibilitando a criação de um modelo mais conciso capaz de obter precisão semelhante aos modelos mais robustos da literatura. Para isso, foi utilizado o método SHapley Additive exPlanations (SHAP Values), que faz uso Inteligência Artificial Explicável, técnica que permite a interpretação das características que mais contribuem na saída do modelo. Com esse método, foi obtido uma acurácia superior a 95% na predição de dados binários (normais e convulsivos) da base de dados do Centro Médico da Universidade de Beirute, utilizando apenas 5 canais e 6 vetores de entrada. Espera-se, portanto, que em trabalhos futuros seja possível reduzir ainda mais o número de atributos utilizando modelos específicos de treinamento para cada sujeito.

Presidente - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Interno - 1837240 - MARCELO AUGUSTO COSTA FERNANDES