Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE HENRIQUE SOARES DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE HENRIQUE SOARES DIAS
DATA : 22/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Abordagem Cientométrica Orientada a Dados para Classificação Multi-Alvo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


PALAVRAS-CHAVES:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Cientometria; Processamento de Linguagem Natural; Redes Neurais Recorrentes; Classificação Multi-alvo.


PÁGINAS: 40
RESUMO:
As Nações Unidas criaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visando promover a proteção ambiental, o crescimento econômico e a justiça social. Nesse cenário, a ciência é crucial para a resolução dos desafios abordados pelos ODS. O SciVal, por exemplo, é uma ferramenta que rastreia as produções científicas relacionadas aos ODS a partir de uma análise feita por especialistas. Com o intuito de reduzir a necessidade de conhecimento especializado e de prover uma ferramenta mais autônoma, este projeto propõe um modelo de classificação multi-alvo baseado em processamento de linguagem natural e redes neurais recorrentes, a fim de mapear publicações científicas aos ODS. Os dados utilizados na etapa de treinamento e avaliação do modelo compreendem títulos de publicações coletadas da Scopus, por meio da própria ferramenta SciVal, que abrange 16 dos 17 ODS. Além disso, o modelo proposto foi aplicado às publicações do Congresso Brasileiro de Automática (CBA) 2020, como forma de medir a contribuição da automação para o atingimento dos ODS. Todavia, o modelo pode ser aplicado a qualquer área do conhecimento científico. No contexto do CBA 2020, os resultados evidenciaram que os temas mais frequentes estão vinculados aos ODS 7 e 9, sobre energia limpa e inovação industrial. Ademais, todos os ODS associaram-se a pelo menos uma publicação, indicando que a automação inteligente pode contribuir de forma interdisciplinar com a implementação dos ODS.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2885532 - IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
Interno - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Externo ao Programa - 2249146 - CARLOS MANUEL DIAS VIEGAS - UFRN
Notícia cadastrada em: 24/11/2022 12:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao