Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS SOLANO CADENGUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS SOLANO CADENGUE
DATA : 21/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

Aprendizado por Reforço Aplicado ao Prognóstico de Paradas Forçadas de Unidades Geradoras em Usinas Hidrelétricas


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizado por Reforço, Aprendizado de Máquinas, Diagnóstico de Falhas,  Usinas Hidrelétricas, Paradas Forçadas, Análise de Confiabilidade.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

As usinas hidrelétricas são o principal meio de produção de energia elétrica no Brasil devido a baixa emissão de gases poluentes, seu baixo custo operacional, grande eficiência e as condições climáticas propícias para a sua instalação. Neste contexto, a área de operação tem grande importância para o funcionamento das usinas, e seu fluxo de trabalho deve ocorrer visando a menor quantidade de erros possível, de modo a preservar a segurança das pessoas, dos ativos e do meio ambiente. Ademais, além das dificuldades inerentes à operação, os operadores são frequentemente responsáveis por diferentes usinas hidrelétricas simultaneamente, podendo ocasionar falhas humanas. Neste trabalho, é proposto o desenvolvimento de um sistema computacional para apoio à tomada de decisão em usinas hidrelétricas. A solução proposta abrange o prognóstico de paradas forçadas de unidades geradoras nessas usinas, visando a predição e o diagnóstico via métodos de Aprendizagem por Reforço. O modelo tem como objetivo de informar ao operador as possíveis ocorrências de uma falha, para evitar ou mitigar o impacto de uma parada forçada em unidades geradoras. A estratégia proposta deverá ser comparada com diversos algoritmos de Aprendizado de Máquina para a validação dos resultados. Também foi implementada uma análise de confiabilidade sobre os equipamentos da usina hidrelétrica para obter indicadores relativos as suas vidas úteis de forma a verificar o impacto da implementação da abordagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1445637 - WALLACE MOREIRA BESSA
Interno - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1943220 - ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR - UFRN
Notícia cadastrada em: 24/11/2022 12:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao