Banca de DEFESA: THALES QUEIROZ FONSÊCA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THALES QUEIROZ FONSÊCA
DATA : 05/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Estratégia de Impedância Virtual Aplicada ao Controle de Sistemas de Interconexão de Fontes de Energias Renováveis LCL-VSC operando no Modo Tensão.


PALAVRAS-CHAVES:

 Sistemas de geração distribuída, controle do fluxo de potência, impedância virtual, conversão LCL-VSC


PÁGINAS: 150
RESUMO:

O avanço da eletrônica de potência e das restrições ambientais têm possibilitado a inserção,naformadegeradoresdistribuídos(GD),defontesdeenergiasrenováveisnarede elétrica, sendo as principais as que utilizam a energia solar e eólica como fontes primária de energia. A conexão dessas fontes com a rede elétrica é geralmente feita por conversores VSC (do inglês, Voltage Source Converter) e filtros do tipo LC ou LCL, sendo denominadosdesistemasLC-VSCouLCL-VSC.Taissistemaspossuemumageraçãode energia muito variável, o que pode causar flutuação de tensão e desvio de frequência na rede elétrica. Os sistemas LC-VSC são controlados para operar como uma fonte de tensão controlada conectados à rede elétrica e podem regular a amplitude e a frequência da tensão do ponto de acoplamento comum (PAC). Já os sistemas LCL-VSC operam como uma fonte de corrente controlada conectada à rede elétrica e ainda são os sistemas mais empregados atualmente. Sendo assim, nessa qualificação de doutorado, são propostas estratégias de controle baseadas na técnica de impedância virtual aplicadas em sistemas LCL-VSC para regulação da tensão do PAC. A impedância virtual é utilizada para modificar a impedância equivalente do sistema GD conectado à rede elétrica e regular o fluxo de potência de tais sistemas para garantir a regulação de tensão desejada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1196444 - RICARDO LUCIO DE ARAUJO RIBEIRO
Interno - 1807863 - FLAVIO BEZERRA COSTA
Externo à Instituição - ANTONIO MARCUS NOGUEIRA LIMA - UFCG
Externo à Instituição - JOSEP MARIA GUERRERO ZAPATA
Externo à Instituição - MAURICIO AREDES - UFRJ
Notícia cadastrada em: 28/06/2022 15:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao