Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA OLIVEIRA DE MEDEIROS

DISCENTE : JULIANA OLIVEIRA DE MEDEIROS
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Sala virtual Google Meet

Um novo algoritmo para solução da equação de falta em linhas de transmissão com parâmetros elétricos desconhecidos

Localização de faltas, sincronização de registros oscilográficos, equações complexas não lineares

O sistema elétrico brasileiro é composto por inúmeras linhas de transmissão (LTs). Essas linhas apresentam grandes extensões, e estão a todo instante expostas a intempéries naturais e a condições extremas impostas pela natureza, sendo, portanto, os elementos do sistema mais vulneráveis a falhas. Nesse sentido, é de extrema importância que o sistema elétrico seja monitorado, controlado e de fácil e rápida manutenção. Muitos trabalhos na literatura vêm desenvolvendo ferramentas com o objetivo de determinar precisamente o local de faltas em linhas de transmissão. Porém, antes da etapa de localização de faltas, é necessário que exista uma etapa de processamento dos dados, que em [1] é composta por métodos capazes de realizar a sincronização dos registros, estimar os parâmetros elétricos da linha a partir de fasores de tensão e de corrente pré-falta, identificar o instante em que ocorre a falta, e estimar os fasores de tensão e de corrente pós-falta.
Após a sincronização dos registros e a estimação dos parâmetros elétricos da linha, é preciso obter os fasores de tensão e corrente pós-falta que alimentarão as metodologias de localização. Dessa forma, se faz necessária a utilização de um método para identificar a amostra em que ocorre a falta, a partir da qual os fasores serão extraídos. O método utilizado neste trabalho para identificar o instante ou amostra de início de falta baseou-se na comparação de dois ciclos consecutivos do sinal amostrado.

No artigo da referência [1], foram apresentadas duas propostas para a solução da equação de falta, cujos coeficientes são dependentes do conhecimento dos parâmetros elétricos da linha de transmissão. No trabalho da referência [2], apresentou-se a demonstração de uma nova equação de falta, que não depende do conhecimento desses parâmetros. Essa equação resultou de um aprimoramento da metodologia proposta na referência [3]. O resultado é uma equação quadrática, com coeficientes complexos. Essa equação produz quatro soluções, dentre as quais se precisa escolher a mais factível. Isso exige um algoritmo adicional para a escolha.

O objetivo do trabalho é propor um novo algoritmo de solução da equação de falta proposta em [2], obtida após a sincronização dos fasores proposta na mesma referência. Várias simulações serão realizadas, assumindo diferentes valores para erros nos fasores de tensão e corrente, para comparar o desempenho das diferentes metodologias estudadas.

[1] OLIVEIRA NETO, M. H.; DA CRUZ, M. C. S.; MEDEIROS, J. O.; MEDEIROS JUNIOR, M. F. Duas Propostas para Solução de Equações de Localização de Faltas no Contexto de Dados Não Sincronizados Originados de Dois Terminais de Linhas de Transmissão. CBQEE, 2021.

[2] MONTEIRO, R. D. S.; DA CRUZ, M. C. S.; LOPES, F. V.; MEDEIROS, J. O.; MEDEIROS JUNIOR, M. F. Parameters-Free Non-Iterative Two-Terminal Measurements Synchronization Algorithm. IJEPES, 2021.

[3] APOSTOLOPOULOS, C. A.; KORRES, G. N. A Novel Algorithm for Locating Faults on Transposed/Untransposed Transmission Lines without Utilizing Line Parameters. IEEE Transactions on Power Delivery, vol. 25, n. 4, p. 2328-2338, Out. 2010.

Presidente - 346287 - MANOEL FIRMINO DE MEDEIROS JUNIOR
Externo ao Programa - 346989 - JOSE TAVARES DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - MELINDA CESIANARA SILVA DA CRUZ - UFERSA
Notícia cadastrada em: 03/12/2021 09:34