Banca de QUALIFICAÇÃO: VERIVAN SANTOS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERIVAN SANTOS LIMA
DATA : 23/12/2020
HORA: 00:09
LOCAL: Sala do Meet
TÍTULO:

Medição de vazão em poços injetores por meio de perfis térmicos múltiplos


PALAVRAS-CHAVES:

Reservatório, Vazão de Injeção, Perfil Geotérmico


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Ao longo do desenvolvimento de um campo de petróleo, os reservatórios vão perdendo a sua energia natural e, por conseguinte, a sua capacidade de produção inicial. Na busca pelo aumento ou manutenção da produção, foram desenvolvidas ao longo da história da indústria do petróleo várias técnicas de recuperação, das quais a injeção de fluido, foco deste trabalho, foi uma das primeiras técnicas implantadas no campo e ainda é uma das mais adotadas. Contudo, a qualidade da informação da vazão injetada (precisão e exatidão) é um ponto crucial para o bom desempenho do referido método de recuperação, principalmente quando da adoção de múltiplas zonas de injeção, na qual ocorre a injeção simultânea de fluido em vários trechos ao longo do poço injetor. Sem a segurança sobre a informação, a efetividade da lógica desenvolvida pela equipe de reservatórios para melhoria da produção do campo torna-se incerta.

Dentre outras técnicas, o cálculo da vazão utilizando perfis térmicos vem sendo pesquisado e aplicado na indústria desde meados do século 20. Em seu desenvolvimento ao longo dos anos, considerando a impossibilidade de acesso físico a todos os pontos do ambiente tridimensional de um reservatório de petróleo, foram adotadas na literatura as seguintes simplificações: a) adoção do perfil geotérmico na inferência da vazão; b) conhecimento, exatidão e precisão do perfil geotérmico; c) conhecimento, exatidão e precisão das condições térmicas iniciais do reservatório, assumidamente iguais ao perfil geotérmico; d) conhecimento, homogeneidade e invariância das propriedades térmicas do reservatório; e) reservatório com extensão infinita, simplificação válida tendo em vista a baixa velocidade de propagação da perturbação térmica (aproximadamente 15 metros no primeiro ano de injeção). Como produto do modelo resultante, as soluções obtidas são permanentemente transitórias, demanda dias de operação contínua para uma leitura representativa e engloba as imprecisões decorrentes do desconhecimento das condições iniciais, das propriedades físicas do reservatório e do próprio perfil geotérmico. Além disso, as soluções analíticas das equações diferenciais, obtidas adicionando mais simplificações ao modelo, não são passíveis de uso na prática, pois sempre dependeram de informações indisponíveis, listadas anteriormente.

Como resposta, esta proposta de qualificação propõe o uso de outros perfis térmicos, distintos do perfil geotérmico, para a inferência da vazão injetada, eliminando as incertezas relacionadas ao reservatório e melhorando a exatidão e o tempo necessário para a vazão inferida ser representativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 350693 - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Externa ao Programa - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI
Externo à Instituição - DIEGO ANTONIO DE MOURA FONSECA - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/12/2020 16:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao