Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR FERREIRA DO PRADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR FERREIRA DO PRADO
DATA : 09/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 4 da ECT
TÍTULO:

Proteção Diferencial de Linhas de Transmissão no Domínio do Tempo Baseada em Wavelet


PALAVRAS-CHAVES:

Proteção Diferencial Percentual, Proteção Diferencial Alpha-plane, Proteção de Linhas de Transmissão, transformada  wavelet.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Atualmente os sistemas elétricos de potência apresentam configurações extensas, extremamente complexas e de difícil operação. Uma falha no sistema elétrico, quando não isolada corretamente pode provocar instabilidade em todo o sistema. As linhas de transmissão são os elementos mais susceptíveis a falhas devido sua extensão e exposição a fatores externos, cerca de 70% das falhas no sistema elétrico de potência ocorrem em linhas de transmissão. Atualmente a proteção diferencial aplicada a linhas de transmissão tornou-se viável sendo comumente utilizada, apresentando características bem definidas de seletividade e velocidade de operação. Existem dois métodos de proteção diferencial utilizados comercialmente para esse fim, são: Método Diferencial Percentual; Método Diferencial Alpha-plane. Ambos métodos são baseados na estimação fasorial de corrente, portanto apresentam atrasos e limitações de análise transitória. Este trabalho realiza um estudo comparativo entre essas duas técnicas, com objetivo de identificar a limitação de cada método. Para tal várias falhas internas e externas foram simuladas utilizando o software MATLAB/Simulink considerando variações no tipo, local, ângulo de incidência e impedância de falta bem como a presença de saturação do TC. Segundo análises o método diferencial alpha-plane apresenta uma ligeira vantagem na detecção dos eventos, uma vez que as unidades de sequência não são influenciadas pela impedância da falha. Contudo ambos métodos apresentam limitações na detecção de faltas de alta impedância e na presença de compensação série de linhas de transmissão. Sendo assim este trabalho propõe recriar os métodos tradicionais de proteção diferencial de linha utilizando a transformada wavelet discreta redundante com efeitos de borda (TWDB), que não necessita de estimação fasorial proporcionando uma resposta veloz caracterizando-se como uma proteção no domínio do tempo. Resultado preliminares demonstram ser possível aumentar a velocidade de detecção de faltas em toda a gama de casos simulados, além de acrescentar uma possível alternativa para a redução da dependência do sinal de sincronização via GPS, e soluções para um classificador e localizador de faltas na zona protegida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1807863 - FLAVIO BEZERRA COSTA
Interno - 1196444 - RICARDO LUCIO DE ARAUJO RIBEIRO
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS DE MELO VIEIRA JUNIOR - USP
Externo à Instituição - KLEBER MELO E SILVA - UnB
Notícia cadastrada em: 09/12/2019 07:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao