Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL BELARMINO DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL BELARMINO DE PAIVA
DATA : 04/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do DCO, prédio do CTEC, sala 108, térreo
TÍTULO:

Análise de Superfícies Seletivas de Frequência Bioinspiradas para Aplicações em Sistemas de Comunicação sem Fio


PALAVRAS-CHAVES:

Superfície seletiva de frequência, FSS, FSS bioinspirada, BFSS, geometria do trevo de quatro folhas, sistemas de comunicação sem fio.

 


PÁGINAS: 38
RESUMO:

Este trabalho propõe novas geometrias de Bioinspired Frequency Selective Surfaces (BFSS), ou Superfícies Seletivas de Frequência Bioinspiradas, para aplicações em sistemas de comunicações sem fio, operando na banda C, na banda Ku e em UWB (ultra-wideband). São consideradas estruturas de BFSS simples e acopladas. A geometria da BFSS biopinspirada possui elementos de arranjos com o formato de um trevo de quatro folhas, e apresentou uma resposta dual-band, com as frequências de operação nas bandas C e Ku. Para o desenvolvimento da BFSS com a banda ultra larga, foi desenvolvida uma estrutura em cascata, em que uma FSS com elementos patches com o formato de espiras quadradas foi acoplada à FSS bioinspirada. Os valores numéricos obtidos através de simulação para os protótipos projetados foram obtidos pelo software Ansoft HFSS. Os protótipos foram confeccionados e foi realizada a caracterização experimental, cujos valores obtidos foram comparados aos resultados de simulação, os quais mostraram boa concordância. Além disso, a estabilidade angular das BFSS foi investigada. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Interno - 3921178 - VALDEMIR PRAXEDES DA SILVA NETO
Externo ao Programa - 1422699 - HERTZ WILTON DE CASTRO LINS
Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO JUNIOR - IFPB
Notícia cadastrada em: 20/11/2018 15:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao