Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA NASCIMENTO DOS SANTOS

DISCENTE : CAMILA NASCIMENTO DOS SANTOS
DATA : 29/06/2017
LOCAL: LACI

Sistema de Processamento de Imagens para calcular a Função de Transferência usando a Fórmula de Mason

Função de Transferência, Diagrama de Mason, Processamento de Imagens, Segmentação de Imagens, Teoria de Grafo

Diagramas de fluxo de sinal são grafos direcionados, usados na teoria de sistemas de controle para representar a relação causal entre componentes do sistema, na qual seus nós e arestas representam sinais e funções de transferência, respectivamente.
Para calcular o ganho final do diagrama, os estudantes ou profissionais usam a Fórmula de Mason. Este método requer que o usuário encontre todos os caminhos diretos e loops existentes no grafo. Entretanto, um dos principais problemas nesta aplicação é o fato de que para sistemas complexos é muito comum perder algum loop ou caminho direto, resultando em uma função de transferência equivalente errada.
Este trabalho descreve o desenvolvimento e implementação de um sistema de processamento de imagem, na qual sua entrada é a imagem de um diagrama de Mason desenhado à mão e então ele encontra todos os caminhos diretos e loops presentes, gerando automaticamente o grafo direcionado representado pelo desenho.
Dessa maneira, o sistema visa auxiliar alunos e profissionais a calcular a função de transferência resultante para um determinado diagrama de Mason corretamente, sem perder um caminho direto ou loop.

Presidente - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Interno - 1242315 - PABLO JAVIER ALSINA