Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO RABELLO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURICIO RABELLO SILVA
DATA : 30/06/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do nPITI
TÍTULO:

Análise de Desempenho de Rede de Comunicação para um Sistema Multi VANT Aplicado à Varredura de Área de Impacto de Foguetes


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas Multi-VANT, FANET, Rede de Comunicação, Dispositivos ZigBee, Performance de Rede, Gerência de Rede.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Pesquisas relacionadas com sistemas utilizando diversos veículos aéreos não tripulados (sistemas multi-VANTs) vem crescendo nos últimos anos. Entre os desafios enfrentados, uma rede de comunicação de dados robusta é crucial para cooperação e colaboração entre VANTs.

No projeto da rede devem ser levados em conta fatores como o propósito da missão da esquadrilha, planejamento de caminho e trajetória, coleta de dados dos sensores e suprimento energético. Desta forma, o presente trabalho apresenta a especificação de uma arquitetura de rede de comunicação de dados para uma esquadrilha de Veículos Aéreos Não Tripulados a serem utilizados na varredura da área de impacto de foguetes para o projeto SPACEVANT 2.

 

Assim, realiza-se um estudo sobre as principais características das redes de comunicação para sistemas multi VANT e as especificidades da aplicação abordada neste projeto. São propostas duas estratégias diferentes para a varredura da área de impacto de foguetes. São analisadas as características das redes para sistemas multi VANTs mais adequadas a estas estratégias, de forma a fazer uma análise comparativa entre as mesmas e definir uma arquitetura apropriada para a aplicação.

 

Dentro deste contexto, é proposta uma arquitetura de rede, com base em módulos Xbee Pro 900HP S3B, integrados em uma plataforma de hardware controlada por computador embarcado modelo Raspberry Pi 2B, equipado com GPS e placa controladora Ardupilot. É idealizado e implementado um plano de testes com os dispositivos Xbee para avaliar o desempenho destes na arquitetura de rede proposta em termos de robustez, confiabilidade e economia de energia.

 

Para aferição do desempenho nos possíveis cenários de formação da esquadrilha de VANTs são utilizados softwares de gerencia de rede, visando medir a largura de banda (throughput), perda de pacotes e outros indicadores de desempenho nos links de comunicação entre os diferentes nós da rede.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1242315 - PABLO JAVIER ALSINA
Externo ao Programa - 350751 - ADELARDO ADELINO DANTAS DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 4523538 - MARCELO BORGES NOGUEIRA
Externo à Instituição - FELIPE DENIS MENDONCA DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 12/06/2017 17:21
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao