Banca de DEFESA: DANNILO MARTINS CUNHA

DISCENTE : DANNILO MARTINS CUNHA
DATA : 03/07/2017
LOCAL: Auditório NPITI

Arquitetura de Software Voltada para a Avaliação Contínua do Processo de Ensino-Aprendizagem

Arquitetura, Arquitetura de Software, Estilos Arquiteturais, Sistema, Sistema Esquelético, Ensino, Ensino-aprendizagem, Processo de ensino-aprendizagem.

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a estrutura, a descrição e a validação de uma arquitetura de software que tenha a capacidade de possibilitar a construção de ferramentas cujo propósito principal é o de realizar a avaliação contínua do desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem utilizado pela classe docente durante suas aulas. Através de uma metodologia de caráter exploratório e a fim de validar a arquitetura de software proposta, foram realizados três estudos de caso nas turmas do 1o ano do curso de informática do Campus Avançado de Lajes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Esses estudos de caso abordaram o assunto de funções exponenciais da disciplina de matemática 1. Logo após o professor ministrar o assunto de funções exponenciais, uma avaliação composta por apenas uma única questão objetiva foi construída e disponibilizada para a turma durante uma aula expositiva. Em seguida, esses alunos responderam a avaliação em questão, permitindo que o professor gerasse um breve relatório a respeito do desempenho da turma em relação ao conteúdo abordado em sala de aula. Uma vez de posse desses dados, o professor teve condições de decidir se realizava uma revisão a respeito do assunto ministrado ou se dava sequência ao desenvolvimento de sua disciplina. Em um estudo de caso, o professor observou que ele poderia dar sequência ao desenvolvimento de sua disciplina. No entanto, nos demais casos, o professor percebeu que ele deveria realizar uma breve revisão a respeito do conteúdo abordado, visto que as turmas haviam apresentado um desempenho muito baixo. Esse processo de avaliação se deu através da utilização de um sistema esquelético desenvolvido com base na arquitetura de software proposta. O sistema construído foi implementado através da utilização de tecnologias web a fim de disponibilizá-lo na Internet e, dessa forma, estar mais acessível aos alunos, seja por um notebook, tablet, smartphone ou qualquer outro dispositivo que possibilitasse o acesso à Internet. Pode-se dizer que essa é uma maneira ágil de fornecer um melhor direcionamento em relação aos assuntos ministrados durante as aulas dos professores. Além disso, a arquitetura de software proposta dá a possibilidade de desenvolver uma plataforma de ensino que englobe alunos, professores e até coordenadores dos mais diversos cursos.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - 1345674 - LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES
Externo ao Programa - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
Externo à Instituição - SAMUEL OLIVEIRA DE AZEVEDO - UFERSA